CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Tiago do Vale vence três prémios nos Muse Design Awards em Nova Iorque

17 de abril de 2019

O arquitecto português Tiago do Vale foi triplamente distinguido nos Muse Design Awards em Nova Iorque.

O júri foi composto por 42 profissionais da área, reconhecidos internacionalmente e de 22 nacionalidades diferentes (directores criativos e artísticos de agências internacionais, arquitectos, designers de moda, académicos e designers de produto), avaliou de forma anónima mais de 2000 projectos originários de mais de 40 países. 

Nas palavras de Kenjo Ong, diretor dos prémios: "Reconhecemos as conquistas destes verdadeiros inovadores, que rompem barreiras e que procuram, de facto, tornar o mundo um lugar melhor para todos". 

Os Muse Design Awards são uma competição internacional criada para elevar e promover o Design de forma transversal (da arquitectura ao design industrial e à moda) e que pretende descobrir e suportar aqueles que, evoluindo a arte, avançam os seus limites. 

O Chalé das Três Esquinas de Tiago do Vale obteve a distinção máxima, com um prémio de platina (reservado à pontuação máxima do júri) na categoria de Restauro Histórico. 

Este projeto já tinha vencido anteriormente o prémio Building of the Year, os A+Awards e o American Architecture Prize, e foi distinguido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. 

O Espigueiro-Pombal do Cruzeiro recebeu o prémio de ouro da categoria de Arquitetura Sustentável (depois de vencer, recentemente, os Blueprint Awards e os A+Awards, e de ter sido distinguido no Architecture Masterprize); e a Casa de Gafarim venceu o prémio de ouro na categoria de Arquitetura Residencial.

Para o arquitecto Tiago do Vale, "é uma honra sermos distinguidos pelos Muse Awards, não só pela referência que têm sido nos últimos anos mas sobretudo por corresponderem a uma visão mais abrangente do mundo do desenho, transcendendo a arquitectura. É uma honra, uma responsabilidade, e também um importante estímulo."

Estes foram os únicos projectos portugueses galardoados na edição deste ano dos prémios Muse.