CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Siza Vieira projecta torre de observação em Proença-a-Nova

23 de abril de 2019

O Município de Proença-a-Nova vai construir uma nova infraestrutura de observação junto ao actual posto de vigia da Serra das Talhadas (também conhecido por Serra de Ródão) que terá uma dupla função: a de vigilância da floresta durante o período definido pelo Governo e a vertente turística tendo em conta que deste ponto é possível uma vista de 360º graus sobre o concelho de Proença-a-Nova e os municípios vizinhos.

O Gabinete de Álvaro Siza Vieira será o responsável pelo desenho da torre, tendo o arquitecto visitado o local de implementação do projecto no dia 17 de Abril. “É para nós um privilégio poder contar com o talento e prestígio do arquitecto Siza Vieira, reconhecido a nível mundial como um dos maiores arquitectos contemporâneos, e também da sua equipa no projecto desta obra de arte que, quando concluída, será, sem dúvida, um importante ponto de atracção que traduzirá, por certo, momentos únicos que a nossa paisagem oferece ao ser olhada”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Muitos motivos de interesse...

Vários são os motivos de interesse existentes para visitar na Serra das Talhadas , até pela sua dimensão e proximidade a aldeias como Sobral Fernando, Rabacinas, Chão do Galego, Catraia Cimeira, Ferraria, Carregal, Carregais ou Casalinho e por integrar o Geopark Naturtejo.

“O potencial turístico da Serra das Talhadas está há muito identificado”, revela João Lobo. “No ano passado apresentámos uma candidatura ao Turismo de Portugal, que ainda está a aguardar decisão, para valorização deste espaço que, para além da construção desta torre de observação, contempla a abertura de um percurso de trail pela crista da Serra das Talhadas, iniciando-se num miradouro natural com vista para a Catraia, ainda por construir, e terminando no miradouro junto ao Sobral Fernando, com vista para as Portas de Almourão”. A ser aprovado, o projecto prevê igualmente um novo percurso pedestre junto às Rabacinas, passando pelas diversas nascentes na encosta da serra e pelos limoeiros, imagem de marca desta localidade, bem como a construção de um parque de caravanismo no Chão do Galego e a requalificação do acesso ao topo da Serra das Talhadas.

Na Serra está a ser executada aquela que será a maior Via Ferrata de travessia do país, com cerca de dois quilómetros, incluindo uma ponte suspensa com 30 metros, duas tirolesas e um desnível aproximado de 150 metros. Com início na aldeia dos Carregais, terminará precisamente no miradouro onde nascerá a torre com a assinatura Siza Vieira. “Mesmo que o Turismo de Portugal não aprove a nossa candidatura ao Valorizar, este posto de observação, que terá cerca de 15 metros de altura, será concretizado por considerarmos um investimento que trará retorno para o concelho. Mas a nossa expetactiva é que consigamos a verba necessária para valorizarmos efectivamente a Serra das Talhadas e o território”, conclui João Lobo.