CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Portuguesa premiada com o "40under40" dos European Architecture and Design Awards 2020

29 de março de 2021

A arquitecta Maria João Andrade, fundadora do atelier MJARC Arquitectos, foi a única portuguesa na lista de vencedores do prémio "40under40" dos European Architecture and Design Awards 2020.

O concurso distingue anualmente os melhores jovens arquitetos e designers emergentes na Europa.

Os quarenta arquitectos e designers de 2020 seleccionados este ano teve por base uma exigente avaliação de cada um dos seus projectos por prestigiados arquitectos, professores da Universidade Técnica Checa (CTU) - Departamento de Arquitectura em Praga, República Checa.

Dos 40 arquitectos e designers galardoados na edição deste ano, 13 são franceses, 6 espanhóis, 4 italianos, 4 turcos, 3 holandeses, 2 gregos, 2 húngaros, 2 polacos, 1 romeno, um eslovaco e um inglês. 

O EUROPE 40 UNDER 40® é um programa anual iniciado pelo Centro Europeu para destacar e distinguir a próxima geração de arquitectos e designers que terão impacto nos futuros ambientes de vida e de trabalho, cidades e zonas rurais. É uma celebração anual de inovação e criatividade.

O programa está aberto a todos os jovens arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas e designers industriais actualmente com menos de 40 anos de idade, trabalhando independentemente, numa firma, ou num projecto específico como designers principais.

Todos os projectos vencedores este ano serão apresentados na exposição "40 Jovens Arquitectos Europeus com Novas Visões" que terá lugar em Novembro de 2021 em Atenas, Grécia, no EUROPEAN CENTRE.

O concurso está já a a aceitar inscrições para a edição do próximo ano. Instigando os jovens profissionais a apresentarem as suas obras: “Seleccione e apresente o seu melhor trabalho para EUROPE 40 UNDER 40 2021; mostre os projectos que melhor reflectem o seu impacto nos campos da arquitectura, construção e design”. A data limite para o programa 2021 é 01 de Dezembro de 2021.

 

Dois projectos que valeram um prémio europeu

Casa no Vale do Douro, em Marco de Canaveses, e a Clínica Renal de Mirandela, foram os dois projectos apresentados pela arquitecta portuguesa ao concurso europeu. Em ambos a preocupação patente foi a sustentabilidade e a interferência mínima com a paisagem envolvente.

Maria João Andrade licenciou-se na Escola Superior Artística do Porto em 2005. Criou o MJARC Architecture Studio com sede no Porto, em 2006, juntamente com Ricardo Cordeiro. Actualmente o atelier conta também com um escritório em Lisboa, sendo o seu lema: “Em cada projecto, o lugar dita uma nova abordagem, é essa a ideia de inovação que nos interessa..”.