CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Porto Office Park é o “Melhor Empreendimento de Escritórios” do ano

20 de outubro de 2020

O Porto Office Park, projectado pela Broadway Malyan para o Grupo Violas Ferreira, foi distinguido como Melhor Empreendimento de Escritórios do ano no âmbito dos Prémios do Imobiliário, iniciativa promovida pelo Expresso e SIC Noticias.

O empreendimento, com dois edifícios simétricos envolvidos por um parque urbano, estabelece uma nova referência no mercado de escritórios na cidade do Porto e já atraiu um leque de ocupantes de alto perfil, abrangendo desde as áreas financeira e de advocacia às tecnologias informáticas, algumas delas ocupando mais de dois pisos.

Stuart Rough, Chairman da multinacional Broadway Malyan, que está sedeado no atelier de Lisboa, sublinha que este empreendimento não só integra as mais importantes tendências de escritórios, tais como as questões de sustentabilidade e bem-estar, como reflecte a crescente confiança no mercado nacional de escritórios.

“Assistimos a um investimento crescente no mercado de escritórios em Portugal, com o país a afirmar-se como um destino empresarial de crescente interesse para cada vez mais empresas internacionais, atraídas pela sua capacidade tecnológica, força de trabalho altamente qualificada e pela qualidade de vida fantástica”, diz Stuart Rough.

“O Porto está no centro deste renascimento do mercado de escritórios e é fantástico trabalhar com um cliente que partilha a nossa visão para criarmos um marco arquitectónico que equipará a cidade com instalações de primeira classe e ajudará a atrair mais investimento”.

 

31.086 m2 de área construída

Os dois edifícios de escritórios simétricos do empreendimento têm nove pisos acima do solo cada, e três pisos em cave de estacionamento entre eles, oferecendo um total de 31.086 m2 de área. Para criar o máximo de flexibilidade, todos os pisos concentram todas as necessidades técnicas e espaços comuns (como instalações sanitárias, escadas e elevadores) num núcleo central, libertando o restante perímetro de obstáculos, o que permite a cada ocupante ajustar o espaço às suas necessidades.

Os edifícios são revestidos com uma fachada modular de vidro e alumínio construída externamente, permitindo um processo de construção mais eficiente e um desempenho técnico notável.

O icónico design da fachada, com lâminas verticiais escuras, não só tem uma importante função de sombreamento, como confere aos edifícios uma silhueta memorável, identificável na cidade e que contribuiu decisivamente para o sucesso comercial do empreendimento. Os edifícios ganham uma aparência mutável ao longo do dia, com as lâminas a variarem de tom à medida que o sol se move no céu do Porto.

A integração do interior e do exterior e a criação de uma identidade forte, foram factores dominantes na idealização do projecto com os edifícios de escritórios concebidos para se integrarem harmoniosamente com o novo espaço verde urbano de 15.000m². A presença de paredes verdes nas áreas do átrio e acabamentos em pedra, reforçam os aspetos naturais do projecto e aumentam a sensação geral de bem-estar dentro dos edifícios.

 

Um terceiro edifício em andamento

A segunda fase do projecto, que recebeu recentemente autorização camarária, será para um terceiro edifício que complementará a oferta com instalações de lazer e desporto. O novo edifício teve em conta a complementaridade e funções, e uma componente de lifestyle, fundamental no conceito contemporâneo e inovador do complexo de escritórios. Este edifício incluirá um restaurante, um ginásio e vestiários para os três campos de padel no exterior, enquanto uma esplanada oferecerá um espaço adicional para lazer.