CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Plano Humano Arquitectos vence concurso para edifício da Quinta do Olho de Vidro, em Almada

23 de abril de 2020

O atelier Plano Humano Arquitectos foi o grande vencedor do concurso público de concepção para a elaboração do projecto do edifício habitacional “Olho de Vidro”, em Almada, promovido pelo IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos.

Foram 28 os trabalhos apresentados a concurso, onde o projecto Plano Humano, coordenado por Pedro Miguel Fernandes Ferreira acabou por alcançar o primeiro lugar. O Júri considerou que, das propostas apresentadas no concurso, e conforme Relatório Final de Júri, a vencedora distingue-se pela “solução urbanística, a capacidade demonstrada de se integrar e estabelecer um intercâmbio espacial, sem se tornar uma extensão forçada do 'loteamento'.” Acrescentou ainda que “a solução arquitectónica revela, positivamente, uma lógica organizacional dos espaços interiores, economizando áreas destinadas a circulação nos edifícios e nas habitações”.

O segundo lugar foi obtido pelo projecto da autoria de Lioz Arquitectura + Frederico dos Reis + Sara Jacinto e coordenação de André Rodrigues Costa.

O terceiro lugar foi obtido pelo projecto de Campos Costa Arquitectos, coordenado por Pedro Campos Costa.

A quarta posição que obteve a menção honrosa, foi alcançada por MVCC – Mercês Vieira e Camilo Cortesão Arquitectos, coordenada por Camilo Cortesão.

O 5º classificado (Menção honrosa), foi para José Maria Cumbre & Nuno Sousa Caetano – Arquitectos e coordenação de José Maria Magalhães Paiva Cumbre.