CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

França: irmãos Aires Mateus vencem concurso para a requalificação do Museu de Belas-Artes de Reims

18 de julho de 2019

O atelier dos irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus, venceu o concurso internacional para a requalificação do Museu de Belas-Artes de Reims, em França.

Inserido num edifício medieval que pertencia à Abadia de Saint-Denis, o museu foi fundado em 1974 e conta com um acervo artístico riquíssimo da arte europeia dos últimos cinco séculos. A falta de espaço impedia o museu de expor de forma permanente uma grande do seu espólio.

O projecto arquitectónico do atelier português, escolhido entre mais de uma centena de projectos apresentados ao concurso internacional, prevê a expansão do actual espaço museológico.

O presidente da Câmara Municipal de Reims, Arnaud Robinet, afirmou à imprensa francesa que o projecto do atelier português foi "o que melhor atendeu às nossas especificações, principalmente quanto à qualidade arquitectónica, valorizando a herança do edifício existente e, ao mesmo tempo, garantindo a funcionalidade da instituição". “Além de devolver todo o seu esplendor à Abadia Saint-Denis, o objectivo é oferecer aos residentes e visitantes de Reims um museu digno do século XXI” - adiantou o autarca francês.

 

Uma obra que ascende a 45,3 milhões de euros

O concurso estipulava a requalificação total do edifício, com a reformulação do projecto museográfico, a criação de novos acessos reservados às áreas de documentação e ateliers, e a construção de áreas de acesso público, como auditório, restaurante, galeria de exposições temporárias, biblioteca e serviços pedagógicos.

O projecto de requalificação tem um orçamento estimado em 45,3 milhões de euros, o qual será pago pela autarquia da cidade, a região Grand Est e pelo Estado central francês. As obras deverão arrancar em 2021 e deverão estar concluídas dois anos mais tarde.

É o terceiro concurso internacional que o atelier dos irmãos Aires Mateus ganha em França em projecto de carácter cultural, os outros dois foram o Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré, em Tours, e o Museu dos Agostinhos, em Toulouse.