CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Roca One Day Design Challenge procura talento

9 de abril de 2019

A terceira edição do Roca One Day Design Challenge, desafia jovens designers e arquitectos com menos de 30 anos, a participar num concurso onde estarão presentes 17 países.

O Roca One Day Design Challenge tem como objectivo formar e dar visibilidade aos jovens talentos. Para além disso, quer converter-se numa plataforma para entrem em contacto com o mundo profissional e júris de renome.

O concurso, promovido pela Roca, desafia os jovens a criar soluções originais e produtos inovadores relacionados com o espaço de banho, em apenas um dia.

Os participantes terão que desenhar um produto baseado num briefing que se comunicará à primeira hora da manhã. Os concorrentes terão que trabalhar em contra-relógio durante as horas seguintes para apresentar o projecto. Os participantes poderão apresentar as suas propostas de forma individual ou em grupos de duas pessoas. Os aspectos mais importantes que os membros do júri terão em conta serão a originalidade, o design e a usabilidade dos projectos apresentados. Assim, o concurso oferece a oportunidade aos jovens arquitectos edesigners de se desafiarem a si mesmos, desenvolvendo ideias mais inovadoras relacionadas com o briefing proposto.

O registo poderá ser efectuado no site do concurso, até ao dia 13 de março. No dia 16 de Março, as pessoas interessadas em participar, poderão também inscrever-se presencialmente das 9h às 11h00, no Pátio da Galé. Às 9h30 da manhã será anunciado o briefing sobre o qual os projectos deverão ser desenvolvidos e, até às 18h, os concorrentes deverão trabalhar a sua ideia. Depois da apresentação dos projectos, o júri fará a sua deliberação e comunicará os vencedores na entrega de prémios que terá lugar às 20h30.

O júri desta terceira edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal é composto por reconhecidos profissionais do sector de design e arquitectura: António Lacerda, Presidente da Associação Nacional de Designers e Director da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve; José Martínez, arquitecto fundador e CEO de Atelier Central; Miguel Arruda, profissional reconhecido em escultura, design e arquitectura; Patrícia Santos Pedrosa, arquitecta, feminista, professora, investigadora, activista e Presidente da Associação Portuguesa Mulheres na Arquitectura; Rita João, design e co-fundadora de Studio Pedrita e Jorge Vieira, Director-Geral da Roca e Representante da We Are Water Foundation em Portugal.

O projeto premiado com o primeiro prémio da terceira edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal receberá 2.000 euros, o segundo 1.500 euros e o terceiro 1.000 euros. Além disso, o júri poderá conceder um prémio adicional ao projecto, que dá especial atenção à sustentabilidade, num valor de 500 euros e aprovado pela We Are Water Foundation.

Os vencedores do primeiro prémio de todas as edições serão convidados a participar numa grande final que terá lugar em Barcelona em Janeiro de 2020.