CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

Quatro projectos de design portugueses na Feira Ambiente, em Frankfurt, na Alemanha

5 de fevereiro de 2020

A feira Ambiente, que conta com cerca de 80 empresas portuguesas da fileira casa, abre portas para uma nova edição de 7 a 11 de Fevereiro de 2020, em Frankfurt. Com ela realiza-se também mais uma edição do programa Talents, que premeia jovens designers e os seus projectos nas áreas de DiningLiving com um stand na mais importante Feira do sector.

A presente edição conta com quatro projectos de design portugueses: Ars Fabricandi, Bisarro, Terra de Tiago Canário e Patrícia Lobo.

A Ars Fabricandi apresenta-se com um projecto na área Interior Design, mostrando um par de luminárias, Curiosa e Oscar, imprimidas em 3D e criadas em PLA, material de origem vegetal e sustentável. A luminária Curiosa foi projectada como luminária de mesa ou de parede tanto para um conceito residencial como hoteleiro. A luminária Oscar foi desenhada para ser uma luminária de mesa e foi inspirada na arquitectura de Óscar Niemeyer.

Bisarro participa com um projecto na área de Arts & Crafts, tendo submetido a concurso produtos criados em cerâmica negra, cuja utilização varia do decorativo ao funcional e utilitário. Este material tipicamente português combina na perfeição com outros materiais de origem nacional como a cortiça e os curtumes.

A designer Patrícia Lobo submeteu um projecto na área de Interior Design, apresentando a sua mais recente colecção de candeeiros de cerâmica. Desenhados e elaborados de forma natural e através de princípios sustentáveis, as suas formas e linhas enquadram-se perfeitamente em qualquer tipo de decoração. Têm a particularidade de serem totalmente personalizáveis e alguns modelos são de tal forma versáteis que podem ser usados em modo de suspensão, de parede ou de mesa e pé.

Tiago Canário traz a Frankfurt o projecto Terra, onde explora objectos tradicionais do Alentejo. Utiliza a terra como matéria que define o carácter de uma região e o solo como agente de criação e deformação.  Integrado no Interior Design, o projecto Tiago Canário apresenta várias peças em argila e uma cadeira tradicional submetida a um soterramento.

A participar no Talents 2020 estão 36 designers oriundos de todas as partes do mundo, do Brasil à Índia. Os designers seleccionados são convidados a participar gratuitamente na Ambiente, beneficiando ainda de uma forte exposição mediática capaz de catapultar o seu talento a nível internacional.