CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Conheça os projectos para o Museu da Resistência e da Liberdade

20 de junho de 2018

É inaugurada hoje pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a  Exposição “Concurso Público de Arquitetura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade”, no Museu de Arte Popular, em Lisboa. 

Nesta mostra estão presentes todos os trabalhos concorrentes ao futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche. 

De recordar que o grande vencedor do concurso lançado em Fevereiro último pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS), foi o Atelier AR4, com coordenação do arquitecto João Barros Matos. 

O concurso recebeu 22 candidaturas, tendo sido o júri constituído pelos arquitectos Alexandre Alves Costa (presidente), João António Serra Herdade, João Mendes Ribeiro, Sofia Aleixo e pelo designer Henrique Cayatte. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, a FSSMGN Arquitetos (com coordenação da arquitecta Margarida Grácio Nunes) e o arquitecto Marcelo de Gouveia Cardia.

A cerimónia de inauguração da exposição terá início às 18h30 com o lançamento de uma emissão filatélica dedicada ao Ano Europeu do Património Cultural 2018, na presença do Coordenador Nacional desta iniciativa, Guilherme d’Oliveira Martins. Nesta sessão de abertura participam a Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, e o presidente da Ordem dos Arquitetos, José Manuel Pedreirinho. A exposição “Concurso Público de Arquitetura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade”, organizada em conjunto pela DGPC e pela OASRS, ficará patente no MAP até ao próximo dia 16 de Setembro.

O Governo decidiu investir 3,5 milhões de euros na recuperação da Fortaleza de Peniche, distrito de Leiria, para vir aí a instalar o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, depois de, em 2017, a ter retirado da lista de monumentos a concessionar a privados para fins turísticos, dada a polémica que gerou.

Já este ano, foi apresentado o guia de conteúdos do museu, com 11 núcleos temáticos, e lançado concurso de um milhão de euros para a requalificação do monumento.

A fortaleza, classificada como Monumento Nacional desde 1938, foi uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiu evadir, entre outros, o histórico secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, em 1960, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate ao regime ditatorial.

LUSA/DI