





Como três casas antigas se transformam numa única e moderna moradia
Numa zona agrícola em Gondomar, a equipa do Paulo Merlini architects encontrou uma antiga casa agrícola, que depois de desmontar os materiais da fachada, descobriu três pequenas casas. Edificações que acabaram por se transformar na Casa Rio.
"Esta foi a premissa chave para a criação do nosso projecto, mantendo a estrutura dos volumes originais e assumindo a sua zoan descoberta original, unificando-os através de uma laje perfurada por um pátio central que enche de luz toda a área social, localizada no rés-do-chão. A cobertura ajardinada desta laje central oferece um novo jardim íntimo a todas as divisões e áreas privadas da casa. Em termos de materialidade, a nossa intenção era criar um forte contraste entre os dois pisos", explica o arquitecto Paulo Merlini.
"No rés-do-chão uma maior materialidade, denunciando a tectónica da construção, transmitindo a sensação de viver dentro de uma massa de granito escavado, mantendo ainda assim uma relação muito forte com o espaço exterior.
No piso superior, a geometria das três casas originais é denunciada atirando a sua materialização como volumes brancos puros, inundados de luz. Neste piso, os pés direitos altos, as persianas de madeira, o branco e os pisos de madeira recriam a sensação de uma típica casa de campo portuguesa", lê-se na memória descritiva.
Ficha Técnica:
Nome do Projecto: CASA RIO
Atelier de Arquitectura: PAULO MERLINI architects
Arquiteto responsável: Paulo Merlini / André Santos Silva
Localização: Gondomar
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 350 m2
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio