CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Arquitectura
House with a missing Column, Zurich, Switzerland, 2009-2014 Credit @ Milan Rohrer Highrise in Zhengzhou 2, Zhenzhou CBD, China, 2012 2013 Credit @ Milan Rohrer Three Museums and a Square, Guangzhou, China, 2013 Credit @ Christian Kerez Zürich AG JoaoBeloRodeia Christian Kerez House with a missing Column, Zurich, Switzerland, 2009-2014 Credit @ Milan Rohrer

Christian Kerez, o arquitecto da casa de uma só parede

4 de maio de 2016

Christian Kerez, o arquitecto que desenhou  uma casa de uma só parede, vai estar em Portugal para a última conferência do 2º ciclo de Distância Crítica, organizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa.

A conferência decorre na próxima segunda-feira, dia 9 de Maio, no Centro Cultural de Belém. Christian Kerez, o arquitecto autor da Representação Oficial Suíça na Bienal de Arquitectura de Veneza, iniciou a sua carreira como fotógrafo de arquitectura no início dos anos 80, actividade que lhe valeu inúmeras publicações e que ainda hoje exerce uma grande influência nos seus projectos. Em 1993, funda o seu atelier em Zurique e dedica-se a explorar, em arquitectura, os elementos estruturais como a componente mais evidente da forma dos edifícios. Amplamente reconhecido, é o autor de inúmeras obras de referência como é o caso da enigmática “House with one wall” ou “Porto Seguro Social Housing”, o projecto de grande escala de habitação social no Brasil.

O arquitecto suiço, irá a partir de um conjunto de projectos seus, díspares em matéria de escala, programa, local e métodos de representação, apresentar em Lisboa a sua singular metodologia projectual que se alicerça numa constante pesquisa sobre os fundamentos da arquitectura. Afastando-se de soluções convencionais, cada projecto procura questionar a um nível fundamental a disciplina.
Após a conferência, segue-se uma conversa informal que junta Christian Kerez ao arquitecto português João Belo Rodeia, que foi comissário científico da 1ª edição da Trienal de Lisboa, onde é actualmente membro do Conselho Consultivo. Programou o Ano Nacional da Arquitectura em 2003. Presidiu a Ordem dos Arquitectos (2008-13), o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (2012-15), o Instituto Português do Património Arquitectónico (2003-05) e a Fundação DOCOMOMO Ibérico (2011-13).

PUB
PUB
TURISMO
Alojamento e Restauração com maior proporção de novas contratações no 2º trimestre
27 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Procura de famílias estrangeiras que fixam residência em Portugal impulsionam mercado de arrendamento
27 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB