CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro de Interpretação do Românico foi 2.º no “Prémio Obra do Ano 2020”

1 de abril de 2020

O Centro de Interpretação do Românico, projectado pelo atelier português spaceworkers, ficou em 2.º lugar no prémio promovido pelo mega-portal de arquitectura em língua portuguesa ArchDaily.com.br.

O projecto mais votado pelos leitores e assinantes daquele que é o maior portal de arquitectura foi o centro de apoio social SESC Birigui, do atelier brasileiro Teuba Arquitetura e Urbanismo; enquanto que na 3.ª posição ficou a Beacon School, projecto desenvolvido conjuntamente pelos atelier paulistas Andrade Morettin Arquitetos e GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados.

 

Centro de Interpretação do Românico

Localizado no Distrito do Porto, na Vila de Lousada, o edifício foi erigido na “numa zona de expansão desta Vila, numa parcela marcada pela forte relação com uma praça urbana, Praça das Pocinhas, e ainda com a Igreja da Senhor dos Aflitos elemento referencial e de forte presença no centro da vila” - pode ler-se na memória descritiva.

Segundo o atelier português sediado em Paredes, a intervenção teve a “ambição de criar frente de praça e de equilibrar o conjunto Igreja Senhor dos Aflitos - Praça - Centro de Interpretação, de forma a se tornar também ela um elemento de referência para este centro de vila”.

O projecto, referem os responsáveis do atelier, teve por base “conceitos geradores da arquitectura do Românico em Portugal (...) um elemento de transição entre os dias de hoje e o longínquo passado do Românico”.

O atelier Spaceworkers foi fundado pelos actuais directores criativos Henrique Marques e Rui Dinis e pela sua directora financeira Carla Duarte.

O atelier tem baseado “a sua prática na exploração e busca constante de novos paradigmas de arquitectura contemporânea, a fim de alcançar uma estreita relação entre a forma e as emoções”, tendo ao longo destes anos de existência constituído já um portefólio de projectos relevantes, alguns dos quais alvo de prémios e distinções..