CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

"Casa Adentro" em Coimbra

20 de junho de 2022

A Câmara Municipal de Coimbra organiza, com os apoios do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCT/UC) e do Centro Cultural Penedo da Saudade/Instituto Politécnico de Coimbra, o evento “Casa Adentro 2022”. A iniciativa tem lugar no Sábado, dia 25 de Junho. 

“Aproximar a arquitectura dos cidadãos, proporcionando uma leitura atenta dos edifícios e da sua história, através de visitas orientadas por voluntários, jovens estudantes do ensino superior e de visitas comentadas, protagonizadas por especialistas e convidados” – é o objectivo central da iniciativa, para além do convívio, naturalmente.

O roteiro inclui 14 equipamentos, distribuídos por quatro circuitos (Celas, Praça, Alta e Baixa), com diferentes tipologias, épocas, valências e usos, e de distinto valor arquitectónico, artístico e cultural, ocupando cada um deles um lugar especial na cidade. Os bastidores do Teatro Académico Gil Vicente, a casa do médico e activista antifascista Manuel Louzã Henriques, o Hotel Astória, a Escola Secundária José Falcão ou os Paços do Município, são algumas das propostas do programa “Casas Adentro.

Em paralelo, há ainda três actividades programadas: um atelier para a infância e famílias, um recital de poesia e um passeio – à deriva pela Baixa. As visitas, com uma duração aproximada de 30/35 minutos, são gratuitas e não há lugar a reserva, sendo a admissão por ordem de chegada, de acordo com a lotação assinalada para cada espaço.

 

25 DE JUNHO

VISITAS

CIRCUITO CELAS

Casa Louzã Henriques

Escola Secundária José Falcão

Maternidade Bissaya Barreto

CIRCUITO PRAÇA

Convento de Sant’Ana | Quartel de Santana

Teatro Académico de Gil Vicente

Seminário Maior de Coimbra

CIRCUITO ALTA

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Colégio da Trindade

Casa Costa Lobo

Casa da Escrita

CIRCUITO BAIXA

Hotel Astória

Paços do Município

Igreja da Graça

Palácio da Justiça

 

O programa completo pode ser consultadoAQUI.