CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Brasil: Nuno Portas homenageado em Mostra de Cinema de Arquitectura

16 de agosto de 2021

O arquitecto português Nuno Portas vai ser homenageado na Cinema Urbana - Mostra Internacional de Cinema de Arquitectura, que decorre em Brasília, de 17 de Agosto a 05 de Setembro, anunciou a organização.

Trata-se da terceira edição deste festival, de cariz competitivo, que aborda a arquitectura a partir da arte cinematográfica e que, além da homenagem prestada através de um filme, vai dedicar também um painel de debate a Nuno Portas.

O filme “A Cidade de Portas”, realizado pelo arquitecto Humberto Kzure e pela cineasta Teresa Prata, retrata, através de distintas vozes, o percurso multifacetado do arquitecto, cujo legado contribui para a valorização e a difusão do conhecimento em Arquitectura e Urbanismo para as gerações futuras.

O documentário sobre o arquitecto português, que inaugura as exibições ao ar livre, no dia 20 de Agosto, aborda a cidade como fronteira do pensamento de Nuno Portas, arquitecto, urbanista e professor emérito da Universidade do Porto.

 

Portas, o começo no atelier de Nuno Teotónio Pereira

“As suas reflexões, os seus projectos arquitetónicos e urbanísticos, bem como os planos urbanos que coordenou e os livros que escreveu, suscitam um debate profundo sobre a cidade como objecto cultural, replecto de múltiplas ambiências e contradições espaciais, que reflectem e definem a experiência quotidiana do ‘ser urbano’”, referem, em comunicado, os organizadores do evento.

Nuno Portas, nascido em Vila Viçosa em 1934, começou a trabalhar no Atelier da Rua da Alegria, em Lisboa, com o também arquitecto Nuno Teotónio Pereira.

Das suas ideias - descritas como “pioneiras, contundentes e ousadas” – nasceram “contributos valiosos” em cidades como Lisboa, Porto, Guimarães, Aveiro, Madrid e Rio de Janeiro.

 

Paulo Mendes da Rocha também homenageado

O outro homenageado do Cinema Urbana é o arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), que será tema do filme que abre a programação, “Tudo é Projecto”.

O festival inclui três mostras - competitiva de curta e de longa-metragem, mostra fora de concurso (na qual é exibida o filme sobre Nuno Portas) e mostra RIFCA (com filmes indicados por festivais parceiros da Rede Interamericana de Festivais de Cinema, Cidades e Arquitectura).

A mostra competitiva de longas-metragens inclui um filme português, “Brisa Solar”, de Ana Pissarra, com José Nascimento, sobre a cidade de Maputo, capital de Moçambique, que será exibido no dia 26.

Outra produção portuguesa a ser exibida no mesmo contexto é “O que vai acontecer aqui?”, da autoria de Left Hand Rotation Collective, terá exibição no dia 24.

O filme retrata a actuação de movimentos sociais que defendem o direito de habitar a cidade de Lisboa, num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano, que vem sendo alvo da chamada gentrificação.

 

Painéis temáticos

Ao longo da programação do festival de formato híbrido (presencial e digital), serão também realizados três painéis temáticos com a participação de arquitectos, professores, especialistas de vários países para discutir sobre temas como a arquitectura das cidades latino-americanas e o diálogo entre a arquitectura de Paulo Mendes da Rocha e Nuno Portas.

Na quarta-feira, o primeiro painel será subordinado ao tema "Cidades Atlânticas: diálogo com dois arquitetos: PMR e Nuno Portas" e pode ser assistido através do link www.youtube.com/c/MostraCinemaUrbana.

Lusa/DI