CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

A Europa, a obra de Álvaro Siza Vieira e Serralves

4 de dezembro de 2019

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, recebe no próximo dia 7 o colóquio 'A Europa em Álvaro Siza' e que  permitirá colocar em perspectiva a obra de Álvaro Siza no quadro da arquitectura portuguesa, e em sintonia com a cultura europeia.

Com enfoque na Cidade, Democracia e Arquitectura, o colóquio propõe o cruzamento de olhares diferentes, em múltiplas perspectivas críticas, para isso convocando jovens investigadores que trabalham em diferentes instituições de ensino de arquitectura europeias e integram a rede "Facing Europe" do projecto (EU)ROPA, além de investigadores ligados à obra de Siza e "keynote speakers" de prestígio internacional, conforme consta no programa. 

Propõe-se o colóquio como um momento de interpelação da arquitectura portuguesa através da análise diversa e plural da obra de Siza, com especial destaque na sua contribuição para o fortalecimento da democracia, projectando e construindo em Portugal e internacionalmente uma arquitectura capaz de testemunhar os lugares, reforçar as culturas, dialogar com as populações. O encontro visa sublinhar o humanismo da arquitectura de Siza, em diversos programas, dos mais sofisticados aos mais simples, e em diversas geografias, das mais recônditas às mais centrais. 

'A Europa em Álvaro Siza'  esboçará o retrato, em vários ângulos, e debaterá o legado, a múltiplas vozes, de uma arquitectura que embora celebrizada e premiada nunca perdeu a modéstia de quem projecta com dúvidas e hesitações, sempre eloquentemente expostas em desenhos que são património da arte e arquitectura do nosso tempo. 

Evento integrado no programa paralelo à exposição Álvaro Siza In/Disciplina.