CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

5.ª Bienal de Design de Istambul escolheu arquitecta portuguesa para curadora

23 de agosto de 2019

A arquitecta portuguesa Mariana Pestana vai ser a curadora da 5.ª Bienal de Design de Istambul, que terá lugar naquela cidade turca entre os dias 26 de Setembro e 8 de Novembro de 2020, anunciou a organização.

Segundo a Fundação Istambul para a Cultura e as Artes (İKSV, na sigla original), a bienal irá beneficiar em múltiplos aspectos da “abordagem apaixonada” de Mariana Pestana, cujas “reflexões críticas sobre assuntos contemporâneos e questionamentos sobre futuros ficcionais são bastante intrigantes”.

“Acreditamos que ela dedicará toda a sua alma para fazer desta uma edição memorável, e que apreciará a oportunidade de expandir a abordagem colaborativa da Bienal de Design de Istambul”, acrescenta a organização, na sua página da Internet.

Esta é a primeira vez que uma portuguesa ocupa o cargo de curadora da Bienal de Design de Istambul, sucedendo ao belga Jan Boelen, que comissariou a 4.ª edição.

Mariana Pestana trabalha entre o Porto e Londres e é uma das cofundadoras da The Decorators, uma prática interdisciplinar que faz intervenções colaborativas de carácter público e programas culturais.

Os seus interesses pessoais residem na prática social crítica e no papel da ficção em imaginar futuros para uma era marcada pelo progresso tecnológico e por uma crise ecológica.

Anteriormente, Mariana Pestana trabalhou como cocuradora das exposições “O Futuro Começa Aqui”, no Victoria and Albert (V&A) Museum, em Londres (2018), e no ArkDes - Centro Sueco de Arquitectura e Design (2019).

Foi também cocuradora da “Eco Visionários: Arte e Arquitectura Após o Antropoceno”, no MAAT (2018), em Lisboa, exposição colectiva que continua a viajar, estando atualmente no Matadero, em Madrid, e prevista para chegar à Royal Academy of Arts, em Londres, em Novembro.

A arquitecta portuguesa trabalhou também na Trienal de Arquitectura de Lisboa "Close, Closer”, em 2013, com a mostra “Realidade e outras ficções” e foi ainda curadora da exposição do V&A “This Time Tomorrow”, que levou ao Fórum Económico de Davos.

É também curadora da Prática de Ficção, o laboratório de jovens curadores para a Bienal de Design do Porto.

A carreira académica de Mariana Pestana levou-a a leccionar em instituições como a Central Saint Martins, o Chelsea College of Arts e o Royal College of Arts. Tem um doutoramento em Arquitectura pela Bartlett School of Architecture, também de Londres.

 

A Bienal de Design de Istambul

Iniciada em 2012, a Bienal de Design de Istambul tem como objectivos reunir uma grande diversidade de criadores desta área, fomentando a criatividade e o diálogo entre as comunidades criativa e académica.

A bienal tem vindo a operar numa rede nacional e internacional, colaborando com agentes culturais, instituições, universidade e empresas.

Usando a cidade como um espaço dinâmico para projectos, acções e intervenções, o evento aborda os problemas globais do design, estimula a crítica e o debate, e explora aspectos menos falados relacionados com o quotidiano da sociedade.

Lusa/DI