CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

20 projectos portugueses na XI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo

14 de junho de 2019

Vinte projectos portugueses foram seleccionados para a XI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo (XI BIAU), num total de 210 obras de 14 países, foi hoje anunciado.

Os projectos portugueses selecionados são o Bairro Padre Cruz Lote 02 de Alexandre Barreto Saraiva Dias, Bruno Miguel Simões Silvestre, Luis Miguel Spranger Carvalho, Casa Agostos II, de Pedro Domingos, Casa em Alfama, de Pedro Gameiro, Casa em Viana do Castelo, de Nuno Valentim, Frederico Eça e Nuno Borges, a reabilitação da Casa Rosa Hotel, de Nuno Graça Moura, Casas Gémeas, de João Ferrão e João Ribeiro, o Centro Interpretativo do Vale do Tua, de Pedro Azevedo e Susana Rosmaninho, Edifício de Habitação Ribeira 11, de Ricardo Carvalho e Joana Vilhena, as Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, de João Mendes Ribeiro, Praça Fonte Nova, de José Adrião Arquitectos,

Carrilho da Graça surge na lista com dois projectos em Lisboa: o do Campo das Cebolas, com Victor Beiramar Diniz, e o do Terminal de Cruzeiros.

Os arquitectos Pedro de Oliveira, com Caleidoscópio - Centro Académico da Universidade de Lisboa e Monte West Coast, e Ricardo Bak Gordon, com Casa na Costa do Castelo e Casa na Lapa, concorrem com dois projectos.

Casa em Monsaraz, Casa na Estrela, Centro de Convívio de Grândola e Renovação do colégio da Trindade, de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus, completam a lista dos 20 projectos selecionados.

A selecção das obras que irão representar Portugal foi feita pelo curador nacional Paulo David e o comité de selecção formado por Ana Pedro Ferreira e Pedro Maria Ribeiro.

Segundo o comunicado, este ano, a BIAU contou com a apresentação de 997 obras de arquitectos de 22 países, com o objectivo de “mostrar a forma de habitar da América Latina no quotidiano”.

A BIAU é uma iniciativa do Governo de Espanha que pretende “conhecer a situação actual e prospectiva da arquitectura e do urbanismo na comunidade ibero-americana”, lê-se no comunicado.

Os projectos arquitetónicos premiados serão revelados, em Outubro, na cerimónia da XI Bienal, em Assunção, no Paraguai, onde também será atribuído o prémio de fotografia “Habitando a Ibero-América”.

Lusa/DI