CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Actualidade
“World of Wine” Porto abre portas em Gaia 116133913_3114939981887558_8503571121373208875_o.jpg World-of-Wine-Retail-Lisbon-3_b6adc9c327bb05e99022963905b1a1b8.jpg WoW-Gaia2-1024x576.jpg WoW-Gaia3-1024x545.jpg “World of Wine” Porto abre portas em Gaia

“World of Wine” Porto abre portas em Gaia

31 de julho de 2020

Hip, Hip, Hurra...! Nunca a expressão foi tão apropriada. O novo quarteirão cultural do Grande Porto “compila a história, a magia e as emoções por detrás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça”. Um mundo a descobrir a a degustar.

O “World of Wine”, situado na Rua do Choupelo, 39, em Gaia, é o novo investimento do grupo de vinho do Porto Fladgate Partnership Group que detém várias marcas do precioso néctar — como a Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohne —, e possui ainda o hotel de referência The Yeatman.

O espaço estende-se por mais de 32 mil m2 e representou um investimento orçado em 100 milhões de euros. O projecto de arquitectura é da Broadway Malyan que projectou a restauração de vários armazéns históricos abandonados, criou uma nova grande praça pública — o ponto central do novo empreendimento —, e concebeu edifícios e espaços de grande contemporaneidade num conjunto harmonioso que proprociona vistas deslumbrantes sobre o Douro, o casario de Gaia e o Porto do outro lado.

O novo espaço multicultural revela a história da cidade do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal — como o vinho naturalmente —, como mostra os segredos “por detrás de algumas das principais indústrias da região, como os têxteis e a moda”, para além de nos convidar a visitar uma ‘deliciosa’ fábrica de chocolate.

 

9 restaurantes e 6 espaços museológicos

O projecto, classificado de Potencial Interesse nacional (PIN), tem como missão reforçar a oferta cultural e museológica da cidade do Porto, bem como enaltecer o potencial da região em áreas estratégicas como o vinho, a indústria e o património. Nasce ainda da ambição de aumentar a capacidade de atracção turística do destino Porto numa lógica de sustentabilidade.

O WOW Porto proporciona seis experiências museológicas, disponibiliza nove restaurantes, bares e cafés, uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos.

 

O que diz o gabinete de arquitectura

A directora da Broadway Malyan, Margarida Caldeira, gabinete responsável pelo projecto, explica que os desafios da morfologia do terreno, associados à integração do património histórico tornaram este WOW um dos mais complexos e desafiantes em que esteve envolvida.

"Esta parte da cidade foi perdendo importância ao longo dos anos, devido às suas ruas estreitas e de difícil acessibilidade. Mas ainda que muitas caves tenham ficado num estado irreparável, a verdade é que esta zona, e as suas caves, são uma fabulosa memória da indústria mais importante desta região", comenta a arquitecta."Antes de podermos criar um conceito para o World of Wine, trabalhámos de perto com as autoridades locais para avaliar os edifícios existentes no local, alguns com mais de 200 anos, para compreendermos quais tinham potencial para ser recuperados, e onde é que poderíamos incluir novos corpos contemporâneos, de forma equilibrada" — adiante."Não queríamos fazer um pastiche do original, mas sim criar uma linguagem histórica com a sua própria narrativa, mas que ao mesmo tempo fosse fiel e homenageasse esta importante paisagem cultural da zona histórica de Gaia".

O projecto inclui a reabilitação sensível da estrutura original de vários armazéns e Margarida Caldeira frisa que a sustentabilidade, preservação do património histórico e os valores sociais foram os principais motores para a arquitectura do novo projecto.

Apesar da pandemia e de todo o manancial de preocupações que ela trouxe, a obra pouco se atrasou e, se é certo que o número de um milhão de visitantes/ano talvez seja difícil de alcançar a curto prazo, o WOW tem todos os atractivos e encantos seculares para atrair nacionais e turistas e encarar o futuro com confiança. Afinal não é o vinho uma das mais antigas e preciosas descobertas que o Homem inventou...

 

PUB
TURISMO
Turismo interno limita quebra de hóspedes a 82% e de dormidas a 85,2% em Junho
14 de agosto de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Câmara de Lisboa abre 2º concurso de Renda Acessível com 30 novas casas
13 de agosto de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
França estima impacto no turismo em cerca de 40.000 milhões de euros
10 de agosto de 2020
PUB