CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Viana: proposta para classificação da ponte Eiffel é unânime

4 de julho de 2018

A Câmara de Viana do Castelo, por unanimidade, aprovou uma proposta para pedir a classificação da ponte Eiffel sobre o rio Lima como imóvel de interesse nacional.

A proposta vai seguir agora para a Direcção-Geral do Património Cultural, a quem cabe conduzir o procedimento de classificação. Aquela travessia metálica, que liga a cidade de Viana do Castelo a Darque, completou no sábado 140 anos.

Reconhecida como património da cidade, a ponte Eiffel constitui um símbolo da arquitectura do ferro do século XIX, sendo hoje um ex-libris de Viana do Castelo.

Tem 645 metros de comprimento, é composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário.

Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o Rio Lima foi desenhada pela Casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque. A empresa de Gustave Eiffel foi também encarregada pela construção

As obras começaram em Março de 1877 e foram concluídas em Maio do ano seguinte e a 30 de junho de 1878, foi inaugurado o troço ferroviário entre Darque e Caminha.