CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Sonae Sierra evitou custos de 14,5 milhões implementando medidas de ecoeficiência

5 de julho de 2022

A gestão sustentável da Sonae Sierra permitiu à empresa evitar 14,5 milhões de euros em custos operacionais em 2021.

A empresa revela em comunicado que só o programa de eficiência energética Bright®, criado pela Sierra, permitiu identificar mais de 700 oportunidades de melhoria desde 2012, que geram uma poupança potencial de mais de sete milhões de euros ao ano. Em 2021 a Sierra evitou 12,3 milhões de euros em custos com energia e o consumo de electricidade baixou 2% desde 2020.

De acordo com Elsa Monteiro, Directora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, "o novo ciclo iniciado pela Sierra em 2021 reforça a estratégia de sustentabilidade da empresa, que sempre representou um elemento de diferenciação no mercado. Temos apresentado resultados muito positivos graças a uma gestão racional dos recursos naturais e da melhoria das condições de segurança e saúde, mantendo sempre a ambição de melhoria. Queremos alcançar a neutralidade carbónica em 2040, o que significa antecipar em 10 anos a meta da Comissão Europeia".

A empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005 e o consumo de electricidade em 66% desde 2002. A percentagem de reciclagem de resíduos cresceu 239% desde 2002 e, no que toca ao consumo de água, este diminuiu 41% desde 2003. A percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%.

No final do ano passado, cerca de 58% dos activos sob gestão da Sierra detinham a certificação de sustentabilidade ambiental de edifícios BREEAM. 38% estão certificados com a norma de gestão ambiental ISO 14001 e com a norma de Gestão da Segurança e Saúde ISO 45001.

A empresa indica ainda que foi a primeira do sector imobiliário em Portugal a refinanciar parte da sua dívida através da emissão de obrigações ligadas a sustentabilidade (Sustainability-Linked Bonds), nomeadamente às emissões de CO2 e às taxas de reciclagem dos Centros Comerciais por si geridos e detidos.

Ainda em 2021, a Sierra alcançou, pelo 12.ª ano consecutivo, o nível Green Star no GRESB Benchmarking. Os fundos Sierra Prime e Iberia Coop obtiveram a classificação 5 estrelas, atribuída pela GRESB Real Estate Assessment, uma organização que avalia o desempenho Ambiental, Social e de Governação de activos imobiliários à escala mundial.

Ao longo do ano, a Sierra revelou que deu aos seus colaboradores mais de 14 mil horas de formação e registou um aumento de 2,6% no número de mulheres que ocupam cargos de liderança.