CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Renováveis são já a fonte de electricidade mais barata em muitas partes do mundo

30 de maio de 2019

A energia renovável é a fonte de electricidade mais barata em muitas partes do mundo hoje em dia, segundo o mais recente relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

O relatório contribui para o debate internacional sobre acções em escala mundial para mitigação e adaptação a alterações climáticas, antes da reunião preparatória da United Nations Climate Action Summit, a ocorrer em Setembro em Abu Dhabi. Com os preços em queda, a vantagem das energias renováveis em termos de custo ​​irá prolongar-se ainda mais, segundo o relatório Custos de Produção de Energia Renovável em 2018. Isso fortalecerá as perspectivas comerciais e solidificará o papel das renováveis como motor de transformação global da energia.

O ano passado bateu-se um recorde na diminuição dos custos das tecnologias de energia renovável. Os custos de todas as tecnologias de geração de energia renovável comercialmente disponíveis caíram em 2018. O custo médio ponderado global da electricidade caiu 26% anualmente para a energia solar concentrada (CSP), seguida pela bioenergia (-14%), energia solar fotovoltaica (PV ) e vento onshore (ambos -13%), energia hidroeléctrica (-12%), eólica geotérmica e offshore (ambos -1%), segundo o relatório.

"A energia renovável é o alicerce de qualquer desenvolvimento que pretenda ser sustentável", afirmou o Director-Geral da IRENA, Francesco La Camera. "Devemos fazer tudo o que pudermos para impulsionar as energias renováveis, se quisermos atingir os objectivos climáticos do Acordo de Paris. O relatório de hoje envia um sinal claro à comunidade internacional: A energia renovável proporciona aos países uma solução climática económica que possibilita uma acção crescente. "Para aproveitar plenamente a oportunidade económica das renováveis, a IRENA irá trabalhar em estreita colaboração com os nossos membros e parceiros para promover soluções locais e acções concertadas que resultarão em projectos de energia renovável".

Os custos das reduções, sobretudo no caso das tecnologias solar e eólica, deverão manter-se na próxima década, segundo o novo relatório. De acordo com a base de dados global da IRENA, mais de três quartos da energia eólica terrestre e quatro quintos da capacidade da energia solar fotovoltaica que serão encomendados no próximo ano produzirão energia a preços mais reduzidos do que as opções mais baratas de carvão, petróleo ou gás natural. 

Os projectos de energia eólica terrestre e de energia solar fotovoltaica custam entre três e quatro cêntimos de dólares por quilowatt/hora e já são possíveis em áreas com bons recursos e com ambientes regulatório e institucional favoráveis. Por exemplo, os recordes nos preços baixos de leilão de energia solar fotovoltaica no Chile, México, Peru, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos apresentaram custo médio de electricidade de até três cêntimos de dólar por quilowatt / hora (USD 0,03/kWh).

A electrificação com base em energias renováveis ​​competitivas em termos de custo é a espinha dorsal da transformação de energia e uma solução chave de baixo custo de descarbonização para apoio aos objectivos climáticos estabelecidos no Acordo de Paris.