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Sustentabilidade

 

Procura de sistemas de protecção solar e térmica dispara 70%

18 de novembro de 2020

Com a pandemia o número de pedidos de informação por parte de empresas portuguesas interessadas na distribuição de sistemas de protecção solar e térmica da marca Saxun registou um aumento de 70%, muito superior a Espanha.

Para este ano, a Giménez Ganga estima um crescimento superior a 10% no volume de vendas em Portugal, face ao registado em 2019. As soluções que os portugueses mais procuram são sistemas de protecção solar – pérgulas, toldos, estores e wind screens – que permitem ampliar os espaços de restauração, hotelaria, empresas, comércio e habitações, para maximizar as áreas de utilização dos estabelecimentos e das residências. Jardins e terraços tornam-se partes integrantes das casas, eliminando a distinção entre espaço interior e exterior.

Este contexto reforça, também, as necessidades do sector residencial nacional, em termos de um melhor aproveitamento dos espaços e das características das habitações, tendo em conta as potencialidades do clima, em Portugal.

A pandemia está a implicar um novo paradigma de utilização das habitações, locais de trabalho e espaços públicos: a necessidade de proporcionar a máxima segurança e comodidade aos utilizadores dos espaços. O novo normal implica desafios acrescidos nas características que os edifícios devem adotar para satisfazer as novas tendências, quer para teletrabalho, para habitação, para actividades comerciais, ou para lazer.

Estas novas necessidades fazem com que sistemas de protecção para edifícios - como toldos, pérgulas de lona e pérgulas bioclimáticas - se demitam do seu tradicional papel secundário para se tornarem protagonistas dos espaços para aumentar a qualidade de vida dos seus utilizadores, transformando os terraços e esplanadas em elementos cruciais para estimular a frequência de bares e restaurantes.

Pedro Giménez Barceló, CEO da Giménez Ganga, acrescenta:  " A pandemia trouxe a necessidade de criar melhor habitabilidade nos espaços comerciais e nas casas, e os portugueses compreenderam perfeitamente este facto. O mercado português está a ser muito mais rápido que o espanhol na procura de soluções que permitam aumentar áreas de segurança para a manutenção das suas actividades comerciais e assegurar maior rentabilidade dos negócios. Por outro lado, com o confinamento a casa tornou-se o principal foco de atenção das famílias e surgiu uma tomada de consciência dos aspectos que poderiam melhorar o conforto e a habitabilidade dos lares. Ter maior conforto em casa é o elemento chave para enfrentar as incertezas do futuro, no contexto desta pandemia que estamos todos a enfrentar".