CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Portugal: 100% renovável na geração de electricidade daqui a 20 anos

7 de maio de 2019

"Em 20/30 anos, os países mais desenvolvidos, e onde Portugal se inclui, utilizarão para satisfazer a procura de electricidade um portefólio de tecnologias de geração tendencialmente 100% renovável relativamente às energias primárias utilizadas e que serão: a solar, a eólica, a hidroeletricidade, a biomassa e até a geotermia”, refere João Abel Peças Lopes, director associado do INESC TEC e professor catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Será com o tema “Sistemas de energia com 100% de energia eléctrica proveniente de fontes renováveis” que a discussão sobre os sistemas de energia do futuro terá início no Porto no dia 29 de Maio, data em que se celebra o Dia Nacional da Energia.

Estarão presentes nesta discussão membros do governo, investigadores do INESC TEC e representantes de multinacionais e PME portuguesas. O primeiro painel começará por apresentar algumas das soluções tecnológicas que o INESC TEC tem vindo a desenvolver na área da energia – com recurso a novas tecnologias, esquemas de mercado e soluções baseadas em inteligência artificial - e que vão contribuir para a materialização de uma visão dos sistemas de energia 100% provenientes de fontes renováveis.

O evento organizado pelo INESC TEC é apoiado pela iniciativa “Energy Days”, organizada pela Comissão Europeia no âmbito da Sustainable Energy Week. Os Energy Days são actividades que pretendem promover uma transição para a energia limpa e podem ser organizados por diferentes instituições, públicas ou privadas, nos diferentes países Europeus. Saiba mais AQUI