CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Sustentabilidade
“Metrobus” do Mondego avança

“Metrobus” do Mondego avança

19 de janeiro de 2021

A Comissão Europeia aprovou a contribuição financeira de 60 milhões de euros que estava prevista para fazer avançar o “Metrobus” do Mondego (SMM), anunciou na sexta-feira o Governo.

O SMM "consiste na implementação de um metrobus, utilizando veículos eléctricos a baterias que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra", ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo.

O autarca de Miranda do Corvo salientou, hoje, que a empreitada em curso, entre Serpins (Lousã) e Alto de São João (Coimbra), mais as outras que se vão seguir, "trazem um sentimento de confiança de que o cronograma de execução será cumprido".

"Segundo as informações de que dispomos, as obras, apesar de ainda estarem numa fase inicial, estão a decorrer dentro da normalidade", salientou Miguel Baptista (PS).

O presidente da Câmara de Miranda do Corvo revelou ainda que o Conselho de Ministros está a ultimar uma resolução que habilita a empresa Metro Mondego a lançar os concursos públicos para a aquisição e manutenção dos veículos elétricos, para a construção do Parque de Manutenção e oficinas, e para o funcionamento e manutenção dos sistemas de carregamento de energia.

 

Segurança, rapidez, conforto

De acordo com o autarca, a resolução está para breve e vai permitir à Metro Mondego lançar os concursos que faltam, na ordem dos 75 milhões de euros.

A comparticipação da União Europeia é concretizada através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

"A esta aprovação corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 60 milhões de euros e um investimento elegível total no montante de mais de 89 milhões de euros", informou, na sexta-feira, o gabinete do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Das quatro empreitadas que integram o projecto do SMM, está em curso a obra do troço entre Serpins, na Lousã, e o Alto de São João, em Coimbra, e decorre o concurso da empreitada do troço Alto de São João - Portagem.

Servido por autocarros eléctricos, o SMM deverá constituir-se “como o futuro sistema de mobilidade da região, com elevados níveis de segurança, rapidez e conforto”.

Veja AQUI o futuro sistema de transporte da região Centro.

PUB
TURISMO
Mais de 60 organizações de viagens e turismo pedem à UE plano para Verão
25 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB