CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

MatosinhosHabit distinguida com certificado ambiental "Coração Verde"

2 de julho de 2021

A MatosinhosHabit acaba de ser distinguida com o certificado "Coração Verde" tendo em conta o desempenho ambiental na empresa e a adopção e implementação de boas práticas entre todos os colaboradores.

Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, "este reconhecimento é o resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, nomeadamente no quadro da correta gestão dos resíduos urbanos produzidos nas nossas instalações. Estamos muito orgulhosos do nosso percurso e de poder afirmar que a MatosinhosHabit é hoje um exemplo de como uma empresa pode atuar nos territórios de influência e envolver as suas comunidades, tornando-as como pontos de referência na sustentabilidade".

O processo foi promovido em parceria com a Lipor, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, entidades "essenciais para os resultados alcançados e que agora estão a merecer destaque através da atribuição deste certificado", sublinha ainda Tiago Maia.

Para a obtenção do "Coração Verde" contribuíram diversas iniciativas desenvolvidas e implementadas pela MatosinhosHabit designadamente o projeto "Tampinhas";  o projecto Crew; o Banco de Bens; a distribuição de Ecobags pela população dos vários conjuntos habitacionais; a criação de novos pontos para recolha de resíduos recicláveis; as acções de sensibilização junto de cerca de 11 mil munícipes; a formação de uma equipa de colaboradores da MatosinhosHabit; mais de 90 horas de trabalho de intervenção directa; e a adopção de práticas generalizadas de prevenção da produção de resíduos que visaram minimizar o impacto ambiental associado à actividade da empresa municipal.

No âmbito dos princípios e valores ambientais pelos quais se rege - sustentabilidade, responsabilidade social e compromisso verde – a MatosinhosHabit associou-se ainda às principais plataformas europeias do sector nomeadamente a Housing Europe e a Associação Nacional de Coberturas Verdes.