CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Finerge compra quatro parques solares fotovoltaicos em Portugal

1 de abril de 2020

A Glennmont Partners, um dos maiores gestores de fundos dedicados unicamente a investimentos em energias renováveis, vendeu à Finerge quatro parques solares fotovoltaicos em Portugal, localizados nos distritos de Santarém e Setúbal e no concelho de Loulé.

Trata-se de um dos portefólio mais relevantes em operação em Portugal, com uma capacidade instalada de 30 MWp. O de Santarém localiza-se em Coruche (9.6 MWp), o de Setúbal no Seixal (8.9 MWp) e em Loulé estão instalados o Sol Cativante V (6.7 MWp) e Sol Cativante VII (4.6 MWp). Iniciaram operações entre 2013 e 2014, tendo uma produção anual combinada de 50 GWh.

Acácio Rego, Responsável da área de Corporate Finance/M&A do Santander em Portugal, - que actuou como assessor financeiro exclusivo da Glennmont Partners -, refere que “depois da assessoria prestada nos últimos anos em operações de referência na área de energia eólica, tais como as transacções de assessoria à EDPR-Enel Green PowerGenerg no Asset Split da ENEOP (1335MW), assessoria à First State Investments nas aquisições da Finerge, Âncora Wind e dos parques eólicos da Brookfield em Portugal (940MW no seu conjunto) e assessoria à EDP na OPA sobre a EDPR (10.400MW), o Santander afirma-se definitivamente como líder em Fusões & Aquisições na área das energias renováveis com a operação de assessoria financeira à Glennmont Partners na maior transacção de activos solares em Portugal realizada até à data”.

Com esta venda, a Glennmont Partners realizará o primeiro desinvestimento no seu fundo de 2013 (Clean Energy Fund II -  500 milhões de euros). Este investimento marcará também a entrada da Finerge na produção da energia solar em Portugal, sendo a Finerge actualmente o segundo maior produtor de energia eólica no nosso país.