CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Aquila Capital lança Estratégia de Eficiência Energética para pequenos e médios projectos

9 de novembro de 2020

A Aquila Capital, gestora alemã especializada em investimentos de longo prazo em activos reais - energia, infraestrutura e imobiliário - com 11,1 mil milhões de euros em activos sob gestão, acaba de lançar a Estratégia de Eficiência Energética e conclui primeiro investimento.

Esta estratégia da Aquila Capital é centrada em investimentos em pequenos e médios projectos de eficiência energética nos sectores público e privado e com foco na Europa. O primeiro investimento, em Outubro de 2020, diz respeito a um projecto de iluminação pública em Itália. O objectivo deste projeto é substituir e operar os sistemas de iluminação pública, através de acordos de concessão a longo prazo geridos com um grupo de oito municípios do centro de Itália. O desempenho do projecto é impulsionado pela poupança nos custos que é proporcionada pela substituição dos sistemas de iluminação existentes por lâmpadas LED e que se traduz numa redução do consumo de energia entre 60% e 70%.

"Nas nossas interacções diárias com investidores institucionais, constatamos um contínuo e substancial interesse em investimentos europeus em projectos de eficiência energética. Ao expandirmos a nossa estratégia de investimento em energias renováveis para a eficiência energética, podemos aproveitar a nossa experiência nesta área e nos ativos imobiliários para oferecer aos investidores oportunidades significativas de investimento", explica Roman Rosslenbroich. O co-fundador e CEO do Grupo Aquila acrescenta que "os investimentos da Aquila Capital caraterizam-se por um perfil de desempenho atractivo e estável, devido aos fluxos fixos associados em grande parte aos contratos e por uma exposição muito limitada às flutuações nos mercados financeiros".

Já Franco Hauri, gestor sénior da equipa de eficiência energética, adianta que "ao contrário de outros investidores do mercado, a estratégia da Aquila Capital está centrada no financiamento de grandes projetos multimilionários e também de projetos de eficiência energética de pequena e média dimensão para empresas industriais e comerciais, ou entidades públicas, e na implementação destes projectos em colaboração com empresas com experiência no desenvolvimento de projectos".

As estratégias de investimento serão diversificadas em termos de sector, contraparte e tipo de projecto. Entre os exemplos de oportunidades de investimento em projectos de eficiência energética estão a instalação de sistemas de aquecimento de biomassa, tecnologias de ventilação, centrais térmicas, instalações fotovoltaicas em telhados para autoconsumo, entre outros.