CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

Alegro Montijo aposta na energia renovável e mobilidade eléctrica

18 de fevereiro de 2021

A Nhood Portugal implementa uma solução integrada de energia e mobilidade elétrica no no Centro Comercial Alegro Montijo, em parceria com a Mota-Engil Renewing. 

O projecto consiste no desenvolvimento de um modelo integrado de Local Smart Energy com a produção de energia renovável em dois locais distintos – cobertura do hipermercado e estrutura do estacionamento. Isto associado a uma Energy Storage, que alimentará uma estrutura de carregamento eléctrico que servirá o parque automóvel do centro comercial – Smart Charging –, com uma potência total de 540kW. O desenvolvimento de um modelo integrado de energia e mobilidade com estas características permite maximizar a gestão conjunta dos fluxos energéticos gerados, de modo a garantir que são autoconsumidos, na mobilidade eléctrica e nas instalações, minimizando a necessidade de recorrer à energia da Rede Elétrica do Serviço Público. 

João Remondes, Líder de Transformação e Impacto Positivo da Nhood Portugal, reforça que "com a implementação deste projecto para o cliente Ceetrus, a Nhood Portugal actua em prol da transformação das cidades através de uma política de Triplo Impacto Positivo, ou seja, cria espaços que geram comunidades ativas, cidades sustentáveis, um planeta melhor para todos e, a longo prazo, acrescenta valor ao próprio activo. Pretendemos criar projectos inclusivos e diversificados, com um foco em três eixos Pessoas, Planeta e Proveitos, em prol da prosperidade dos locais onde atuamos. A instalação deste projecto no Centro Comercial Alegro Montijo é um claro exemplo deste compromisso da Nhood com o futuro, uma vez que representa diversos benefícios ambientais na medida que pretende impulsionar a transição para a mobilidade eléctrica no retalho, com impactos ambientais muito positivos na redução das emissões de GEE, na melhoria da qualidade do ar e na redução do ruido do parque automóvel. A curto prazo, prevemos replicar a implementação deste projecto de energia e mobilidade eléctrica nos restantes activos propriedade da Ceetrus".

Recentemente criada a nível global e implementada em Portugal, a par com outros nove países, a Nhood tem como propósito criar, revitalizar e transformar activos imobiliários de uso misto, bairros e cidades, contribuindo para uma nova visão urbana e para a evolução dos novos modos de vida. Na sua estratégia a cinco anos para Portugal, a Nhood tem previstos projectos em mais de 15 municípios de norte a sul, com um plano de gestão de investimento dos seus clientes de mais de 500 milhões de euros. Para além disso, estes projectos prevêem a criação de mais de 1 700 novas habitações, na componente residencial, mais de 3 000 postos de trabalho, assegurando que 100% dos projectos utilizam fontes de energias renováveis.