CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

VII Semana da Reabilitação Urbana do Porto abre hoje as portas no Palácio da Bolsa

11 de novembro de 2019

Inicia-se hoje à tarde a VII Semana da Reabilitação Urbana do Porto, evento que propõe um programa intenso de iniciativas focadas na reabilitação e regeneração urbanas, com especial enfoque na realidade da cidade Invicta. O Palácio da Bolsa é o palco deste evento, que decorrerá até sexta-feira, dia 15, com conferências, seminários, workshops e, ainda, com um circuito de visitas a obras de reabilitação. Ao todo, são 15 iniciativas que envolvem mais de 125 intervenientes.

A sessão de abertura da VII Semana da Reabilitação Urbana decorre entre as 15h00 e as 15h45, com as intervenções de Pedro Baganha, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, de Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto, e de Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI/AICCOPN.

Segue-se a primeira conferência do programa desta nova edição, a qual traz a debate a "Habitação Acessível, o contributo das políticas de habitação e a realidade de hoje". Pedro Baganha (Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto), Luís Lima (Presidente da APEMIP), Hugo Santos Ferreira (Vice-presidente Executivo da APPII), Fernando de Almeida Santos (Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros) e António Fontes (Responsável da área de Fomento à Construção do Santander) integram o debate mediado por Manuel Reis Campos (presidente da CPCI/AICCOPN). Na ocasião serão ainda apresentados o exemplo do programa espanhol "Vivenda Protegida", a cargo de José Miguel Arambarri, do grupo Aransa, e a proposta da autarquia Portuense para a promoção de habitação acessível, por Pedro Baganha, vereador do Urbanismo.

 

Novo Regime de Reabilitação em análise

O novo regime da reabilitação urbana, que entra em vigor no dia 15 de Novembro; o futuro urbanístico do Porto; e as perspectivas de desenvolvimento imobiliário e atractividade da cidade para a captação de empresas, projectos e investidores serão também temas marcantes da agenda desta VII Semana da Reabilitação Urbana, que agrega a indústria imobiliária, os poderes públicos e academia. Outro dos momentos altos será a apresentação da edição de 2020 do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, com início oficial do período de candidaturas.