CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Tabuleiro inferior da ponte Luiz I no Porto vai ser reabilitado

9 de maio de 2019

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a gastar este ano 800 mil euros e 1,2 milhões de euros em 2020 na reparação do tabuleiro inferior da ponte Luiz I, no Porto, revela hoje o Diário da República (DR).

No DR, refere-se que a IP “pretende lançar” o concurso para a empreitada de dois milhões de euros na travessia que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, que “o início desta prestação de serviços ainda não ocorreu e que o prazo de execução abrange os anos de 2019 a 2020”.

A IP revelou em Fevereiro que previa lançar no primeiro trimestre do ano o concurso para a obra no tabuleiro inferior da ponte Luiz I, um projecto que prevê a substituição integral da laje do tabuleiro, incluindo passeios.

A isto soma-se a introdução de sistema de travamento longitudinal e o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, acrescentou a IP.

Prevê-se ainda a manutenção dos aparelhos de apoio, substituição das juntas de dilatação, reparação das portas de acesso aos encontros e reabilitação dos serviços afectados.

O projeto recebeu a 30 de Janeiro parecer favorável da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A ponte Luiz I está classificada como imóvel de interesse público desde 1982 e insere-se no Centro Histórico do Porto, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO. A empreitada é reclamada há vários anos pelas duas autarquias vizinhas.

Lusa/DI