CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Revive Natureza abre concursos para mais seis imóveis

23 de junho de 2021

Estão abertos até 20 de Setembro seis concursos para outros tantos imóveis do Estado. O Fundo Revive Natureza, em Outubro de 2019, surge na sequência do êxito alcançado pelo Programa Revive, e “visa a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, com o objetivo de compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dos valores em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais, atraiam novos visitantes e fixem novos residentes”.

Desde que foi criado, este é o terceiro lote de imóveis afectos ao Fundo Revive Natureza a ser lançado em concurso pela Turismo Fundos, sociedade comercial criada através de uma parceria entre o Turismo de Portugal, a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco.

Nos dois primeiros lotes de concursos - num total de 19 imóveis - foram apresentadas 322 candidaturas.

O Fundo promove a atribuição de direitos sobre os imóveis a entidades públicas ou privadas, com vista à sua requalificação para fins turísticos ou outros com estes conexos, gerando impacto económico na localidade ou região onde se encontram.

O Fundo Revive Natureza, segundo comunicado do ministro da Economia, “irá disponibilizar cinco milhões de euros, com o objectivo de financiar a recuperação do portefólio destes imóveis”.

Os seis imóveis agora a concurso são um “Antigo Posto Fiscal em Monte Fidalgo”, no distrito de Castelo Branco e concelho de Vila velha de Rodão; a “Casa Florestal de Sul”, no distrito de Coimbra e concelho da Figueira da Foz; a “Antiga Sede da Administração Florestal na Figueira da Foz”, no distrito da Coimbra e concelho da Figueira da Foz; o “Chalet de São Pedro”, no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande; a “Casa do Pinheiro Manso”, no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande; e o “Edifício Florestal da Abrigada”, no distrito de Lisboa e concelho de Alenquer.