CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

Quais as obras que os portugueses realizaram mais na sua casa?

17 de dezembro de 2018

Nos últimos dois anos, os portugueses têm investido na remodelação integral das suas casas. Depois a casa de banho e cozinha são outros dos espaços mais renovados.

De acordo com a plataforma Zaask, os pedidos relacionados com remodelações cresceram cerca de 75% de 2017 para 2018. As categorias mais requisitadas este ano foram as remodelações de casa (60%), remodelações de casa de banho (16%) e remodelações de cozinha (13%), respectivamente. Os portugueses e portuguesas mantêm as suas preferências: as categorias que registaram mais pedidos em 2017 foram as mesmas que em 2018.

A plataforma indica que em Portugal, a tendência para remodelar habitações é cada vez maior. "Na verdade houve um crescimento da procura em todos os meses do ano, em comparação com o ano anterior. Para além disso, houve também um crescimento de pedidos em mais de 80% das categorias deste sector, considerando os mesmos períodos de tempo", refere em comunicado.

As categorias com maior crescimento não foram, no entanto, as que tiveram mais pedidos. O maior crescimento vai para as categorias mais específicas, como remodelações de escadas (460%), remodelações de lareiras (436%) e remodelações de telhados (405%).

O mês em que a procura pela remodelação foi mais alto foi Outubro, em ambos os anos. Em segundo e terceiro lugar, em 2018, estão os meses de Setembro e Maio.

Apesar de o nosso país ser um dos mais amenos e com mais horas de sol da Europa, não significa que o Inverno não seja frio e que não se sintam descidas da temperatura acentuadas, especialmente à noite. Os portugueses e portuguesas sabem disso, o que pode ser um dos motivos para Outubro ser o mês em que mais casas são remodeladas.

A Zaask indica ainda alguns truques para casas mais quentes:

  • Se está a pensar em tornar a sua casa mais amena, é essencial que as janelas e as respectivas caixilharias sejam uma prioridade. É aconselhável escolher vidros duplos com isolamento térmico reforçado. Para além de manterem o calor no Inverno, vão tornar a casa mais fresca no Verão. Irá sempre poupar na climatização.
  • Para além das janelas, o pavimento também pode ser uma excelente técnica para ter um melhor isolamento térmico em casa. Escolha a madeira (isolador natural) ou o vinílico e afaste-se das cerâmicas, que são soalhos muito mais frios.
  • As paredes são um pouco mais difíceis de modificar, já que envolvem um trabalho muito maior de construção. No entanto, colocar um papel de parede mais grosso pode ajudar também a manter a casa mais quente.
  • No que toca à remodelação de telhados - uma das categorias com maior crescimento - é aconselhável que seja feita uma cobertura com telhas de barro. Contudo, é essencial haver um forro/revestimento interno de madeira ou gesso para que o isolamento térmico seja conseguido da maneira mais proveitosa.
  • Se tem uma lareira, use e abuse desta durante o Inverno. Remodele a sua lareira antiga ou desactualizada e opte por uma com recuperador de calor e terá a divisão (e até a casa) mais quente. Irá, sem dúvida, poupar no aquecimento!
  • Não há lugar no mundo como o nosso lar - e os portugueses e portuguesas sabem disso. Como tal, é essencial que o seu espaço esteja adequado aos seus gostos e que transmita todo o conforto necessário em qualquer altura do ano.
  • As remodelações de casa (sejam elas pequenas ou integrais) podem ajudar a alcançar a casa que sempre idealizou para si e para a sua família.