CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu de Setúbal/Convento de Jesus reabriu ao público

12 de outubro de 2020

O Convento de Jesus, monumento nacional quinhentista que acolhe o Museu de Setúbal, reabriu ao público este fim de semana, depois de beneficiar obras de restauro e renovação, que incluíram uma profunda requalificação urbana no perímetro exterior.

A reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus foi assinalada com um programa cultural de dois dias, com vários apontamentos musicais, entre os quais um concerto de Rodrigo Leão e um espectáculo de videomapping pela Ocubo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não pôde estar presente na cerimónia, endereçou uma mensagem de felicitações na qual louvou “o empenho de todos os que contribuíram para esta importante obra de requalificação e dignificação de um monumento histórico que é património nacional e parte integrante da História de Portugal”.

O projecto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, assinado pelo arquitecto Carrilho da Graça, inclui três fases de intervenção, representando um investimento global de quase oito milhões e 750 mil euros, do qual a Câmara Municipal assume metade do valor.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira (CDU), salientou na cerimónia de abertura que “ao longo deste complexo processo em que a autarquia assume a responsabilidade de requalificar um património que é nacional, e que o Poder Central abandonou, houve quem quisesse criar dificuldades à realização da obra; houve quem tivesse preferido que ela não se realizasse, demonstrando uma visão limitada do que deve ser o interesse público e de Setúbal”.

 

Monumento é "uma das maravilhas da Europa"

A autarca sublinhou, igualmente, que, para tornar realidade o complexo projecto de recuperação do monumento nacional, foi necessário “coragem e arrojo para vencer todos os obstáculos que foram criados; para ultrapassar as barreiras que alguns, por mero cálculo conjuntural, quiseram levantar para impedir a concretização deste extraordinário feito”.

Sneska Mihailovic, secretária-geral da Europa Nostra, federação pan-europeia para o património cultural europeu, entidade que chegou a integrar o Convento de Jesus como um dos monumentos mais ameaçados na Europa, endereçou uma mensagem especial de felicitações pela etapa que agora o edifício e área circundante atravessa.

“A Europa Nostra e o nosso parceiro Instituto do Banco Europeu de Investimento congratulam-se pelo facto de o Convento de Jesus ter deixado constar da lista dos sete monumentos mais ameaçados da Europa, para se tornar agora numa das maravilhas da Europa a visitar e a descobrir.”

 

Uma reabilitação que leva oito anos

A primeira intervenção do actual projecto de requalificação do Convento de Jesus, concluída em 2015, incidiu na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente.

A ala nascente e duas outras salas foram também intervencionadas e construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal.

Na segunda fase do projecto, agora dada como concluída, foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias.

O sistema composto de reboco à base de cal para o revestimento exterior do edifício está enriquecido com cortiça, incorporando, assim, capacidades desumidificantes e de isolamento térmico e acústico.

A conclusão da segunda fase do projecto significa, igualmente, que o Museu de Setúbal passa a integrar mais espaços de visita ao público, em particular a Sala do Capítulo, os Claustros e a Sala do Coro Alto.

Em simultâneo, na Igreja de Jesus procedeu-se a uma intervenção de luminotécnica, destinada a melhorar a eficiência energética do edifício e, também, a destacar todos os elementos arquitetónicos e decorativos que definam as três naves do templo e da Capela-Mor.

No exterior, o Largo de Jesus, espaço público defronte do edifício conventual, foi totalmente renovado, incorporando, agora, amplas zonas de relva e árvores, após uma intervenção que incluiu a recuperação e relocalização para a posição original do cruzeiro ali instalado.

 

3.ª e última fase de reabilitação está em marcha

Maria das Dores Meira anunciou, por último, que a Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver os procedimentos finais para a consignação das obras da terceira e última fase do projecto de recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Trata-se de uma candidatura ao POR Lisbo@2020, destinada à recuperação do interior das salas expositivas localizadas nas alas norte e nascente e integrando, ainda, projectos de conservação e restauro, museografia e iluminação.

“Depois de mais de duas décadas de encerramento forçado, de dezenas de anos de desleixo, degradação e de tentativas de valorização falhadas, devolvemos a Setúbal e ao mundo este extraordinário marco histórico, esta fabulosa peça de arquitectura, que, como o Sado, a Arrábida, Bocage, e Luísa Todi, é elemento central da cultura e identidade setubalense”, sublinhou Maria das Dores Meira.

O Museu de Setúbal/Convento de Jesus está aberto ao público e a funcionar, até 31 de Maio, no horário de inverno. Pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, e ao domingo, das 15h00 às 19h00.