CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

Matosinhos: Piscina das Marés vai ser requalificada

20 de abril de 2019

A Câmara Municipal de Matosinhos vai votar na reunião pública de terça-feira a adjudicação da requalificação das Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, obra da autoria do arquitecto Siza Vieira e considerada Monumento Nacional desde 2006.

A proposta “Aprovação da Adjudicação e Minuta de Contrato da Empreitada: Modernização, Manutenção e Conservação dos Edifícios Municipais – Obras do Siza em Leça da Palmeira – Piscina das Marés” sugere a adjudicação à sociedade Edilages, S.A pelo valor de 928.874 euros e com um prazo de execução de 11 meses.

“Juntamente com a notificação da adjudicação, o adjudicatário será notificado através da plataforma eletrónica de contratação VortalGOV para, no prazo de 10 dias úteis, prestar caução e apresentar os documentos necessários para a celebração do contrato”, refere a proposta.

Este procedimento está sujeito a fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

A empreitada implica a requalificação dos edifícios, muros, espaços públicos pertencentes à piscina e tanques de adultos e crianças.

Construído na década de 1960, o complexo viria a ser oficialmente inaugurado em 1966.

A autarquia realça “que não haverá qualquer alteração dos edifícios, espaços e suas funções”, e proceder-se-à à reposição das telhas das coberturas, assim como a recolocação de caleiras e tubos de queda em cobre, em mau estado ou desaparecidos. “Será feita a reparação de fissuras em paredes, pavimentos revestimentos. Todos os materiais originais serão respeitados”, sustenta.

No exterior serão retiradas as betonilhas executadas em alteração do projecto original e refeitos os relvados anteriormente existentes e replantadas árvores em substituição das que, entretanto, morreram, explicou.

 

A Piscina das Marés é um conjunto de piscinas de água salgada localizadas na Praia de Leça, na Freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.

Construída na década de 1960 e inaugurada em 1966, foi projectada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira e, em 2006, classificada como Monumento Nacional.

O equipamento inclui duas piscinas, vestiários, balneários e um bar/lounge, funcionando durante a época balnear, entre Junho e Setembro.

Durante todo o ano é possível a realização de visitas guiadas de interesse arquitetónico e/ou técnico, previamente marcadas através da Casa da Arquitectura.

Lusa/DI