CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Évora reabilita muralhas e pavimentos e chafarizes de ruas históricas

29 de julho de 2021

A cidade do Alto Alentejo, Património da Humanidade da UNESCO, prossegue o trabalho constante de preservação e e reabilitação da cidade-museu. Os Serviços Municipais estão a proceder a uma intervenção de limpeza para a conservação das muralhas da cidade, removendo a “vegetação de maiores dimensões que tem proliferado no monumento e, ao mesmo tempo, a proceder ao respectivo tratamento por aplicação de biocida através de injeção e nebulização”.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do Programa de Conservação e Valorização das Muralhas e Sistema Defensivo de Évora, que prevê a instituição da prática destas acções de limpeza e tratamento sempre que necessário e possível, como forma de evitar problemas estruturais que se poderão tornar muito graves - refere a autarquia.

A primeira fase, agora em curso, abrange o troço compreendido entre a Porta da Lagoa e a Porta de Alconchel.

Também a regularização do pavimento e requalificação da envolvente à icónica Fonte das Portas de Moura foi, entretanto concluída. O projecto visa a criação de um amplo percurso pedonal inclusivo, que facilite a deslocação de pessoas com mobilidade condicionada e promova a sua fruição do património do Centro Histórico da cidade. A intervenção prossegue al algumas das mais importantes artérias históricas da «capital» do Alentejo.

Depois da intervenção na Fonte Nova, prossegue a estratégia municipal de valorização do património hidráulico, com obras de conservação e restauro de dois chafarizes vizinhos, um dos quais o Chafariz dos Leões, construído no final do séc. XV ou início do séc. XVI.