CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Braga vai reabilitar Convento de S. Francisco

5 de março de 2021

O Convento de S. Francisco, em Braga, vai ser reabilitado. A empreitada está orçada em 1,89 milhões de euros e o prazo estipulado de obra é de 24 meses. A autarquia de Braga vai na próxima segunda-feira analisar os perfis das quatro empresas construtoras pré-candidatas, que o júri do concurso público qualificou

Caso a proposta de qualificação seja aprovada, a “Câmara enviará convite às quatro empresas, para que, no prazo de 20 dias, apresentem propostas circunstanciadas nos termos do caderno de encargos” - refere a imprensa local.

O projeto visa reabilitar o Convento de São Francisco estabelecendo a reposição da coesão espacial do conjunto monumental composto pela Igreja de São Francisco/S. Jerónimo, Mausoléu de São Frutuoso (monumento nacional) e Convento de São Francisco.

A intervenção no imóvel teve por base o esforço coordenado entre autarquia e a Universidade do Minho (UMinho), ao qual se juntou a Direcção Regional de Cultura Norte (DRCN) e a Paróquia de Real, entidades parceiras neste projecto”, referiu Ricardo Rio (PSD), presidente da Câmara Municipal de Braga.

Após a obra de reabilitação o conjunto monumento passa a ser lugar obritatório de visitação, com circuito que inclui os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia; a construção de um Centro de Documentação nos domínios da arqueologia, arquitectura e história, que ocupará o terceiro piso do convento, acolhendo ainda uma biblioteca especializada e o núcleo de apoio ao Convento da unidade de arqueologia da UMinho que assegurará o serviço educativo e a produção actualizada de conteúdos para complementar o circuito de visita.