CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Barcelos recupera edifício setecentista para acolher Museu do Design

14 de abril de 2021

A Câmara de Barcelos aprovou a adjudicação, por 2,7 milhões de euros, da recuperação e remodelação da Casa Conde Vilas Boas, para lá instalar o Museu do Design Português, com o acervo do coleccionador Paulo Parra.

O município refere que o prazo de execução da obra é de 18 meses, sendo o investimento comparticipado em mais de 2,2 milhões por fundos europeus.

A Casa Conde Vilas Boas é um edifício histórico setecentista, em pleno Largo do Município, que se encontra degradado, sendo objectivo do Município fazer uma intervenção com “reabilitação integral”, para criar uma estrutura vocacionada para a memória da cidade e para a realização de eventos que possam atrair dinâmicas de outras instituições.

Vai acolher o Museu do Design Português, que contará com o acervo do colecionador Paulo Parra, composto por cerca de 500 peças, que representam as maiores empresas industriais e designers do país nas áreas da cerâmica, vidro, madeira, metal, plásticos e papel.

O protocolo para cedência, por 11 anos, daquele acervo, foi assinado em novembro de 2018.

O valor das prestações anuais a pagar pelo município a Paulo Parra é de 15 mil euros nos primeiros dois anos e de 35 mil nos seguintes. Ao fim dos 11 anos, o protocolo pode ser renovado.

 

A memória do design nacional

A Câmara terá direito de opção caso Paulo Parra decida vender a colecção. e compromete-se ainda a editar um livro bilingue sobre a colecção.

A “Colecção Paulo Parra” é constituída, nomeadamente, por “produtos de referência” de empresas como a Vista Alegre, Electrocerâmica, Porcelanas de Coimbra, Bordalo Pinheiro, Oliva, Hipólito e TAP, entre outras.

“Trata-se de um património artístico único na história do design, inovação e tecnologia portuguesas”, sublinha o município.

O município considera que, com a criação deste museu, dá um “importante contributo” para um maior conhecimento do design português.

Paulo Parra é designer, professor e coleccionador, tendo trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitectura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico.

A Casa Conde Vilas Boas possui também uma área de jardim significativa voltada para o rio Cávado, usufruindo de uma situação privilegiada no centro da urbe minhota.