CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

REITs podem trazer até 15 mil milhões de euros para Portugal

7 de março de 2018

A indústria de veículos de investimento imobiliário cotados poderá ter uma dimensão de 10 a 15 mil milhões de euros em Portugal, mais do que quadruplicando o volume de investimento imobiliário comercial captado em 2017.

Criar um regime de REIT (Real Estate Investment Trust), que está a ser analisado pelo Governo e o impacto que este tipo de veículo de investimento imobiliário poderá ter em Portugal serão temas destacados na Iberian REIT Conference, a ter lugar em Madrid no próximo dia 22 de Março.

Tais veículos, que de forma simplificada se resumem a sociedades de investimento imobiliário cotadas em bolsa, têm sido noutros países europeus, incluindo a vizinha Espanha, um veículo muito bem-sucedido de atração de capital estrangeiro para o imobiliário, com os investidores a destacarem a transparência, flexibilidade e simplicidade, quer a nível fiscal quer a nível de regulação, como as suas principais vantagens.

Para António Gil Machado, diretor da Iberian Property, uma das entidades que coorganiza a Iberian REIT Conference, "este tipo de instrumento pode ter um impacto fenomenal na captação de novo investimento para o sector imobiliário português, funcionando como uma nova via para investir, de forma adicional, a outros instrumentos já existentes. O país tem hoje uma projecção internacional nunca antes vista e este é o momento para capitalizar o interesse crescente do capital estrangeiro, proporcionando alternativas mais alinhadas com a realidade europeia para entrar de forma segura no mercado português".

O responsável adianta ainda que "em Espanha, a implementação de um regime REIT multiplicou fortemente o número de empresas imobiliárias cotadas e exponenciou a liquidez do mercado e a internacionalização do investimento imobiliário. O mesmo pode acontecer em Portugal. Trata-se de uma oportunidade reconhecida pelos principais stakeholders do setor imobiliário português".

Esta conferência é organizada também pela EPRA- European Public Real Estate Association, a associação que reúne as empresas imobiliárias cotadas na Europa, e irá promover um debate para a comunidade internacional de investidores. A conferência dará a conhecer os novos contornos actividade de investimento ibérico bem como as vantagens aportadas pelos veículos cotados rumo a um mercado mais transparente, focando-se quer no caso Espanhol, onde a indústria de SOCIMI tem registado um crescimento exponencial, quer no caso Português, onde a constituição de tais estruturas ainda está em estudo pelo Governo e onde o potencial promete ser gigante.