CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Quando se procura casa sonha-se com a casa de luxo

4 de agosto de 2021

Segundo o estudo realizado pelo idealista, mais de 78% dos utilizadores confessa que visita o portal para sonhar com casas de luxo por puro entretenimento, mesmo estando em processo de compra, venda ou arrendamento de uma casa.

Este estudo revela que são principalmente os adultos que procuram imobiliário de luxo na plataforma. Do total dos inquiridos que confessa fazê-lo, 44% tem entre 36 e 55 anos e 38% mais de 55 anos. Os jovens de até 25 anos representam apenas 4% dos consumidores deste imobiliário”e os utilizadores entre os 25 e os 35, representam somente 14% do total.

Quanto ao género, apesar de não haver diferenças expressivas, os resultados mostram que são as mulheres que mais consomem (52% dos inquiridos) em comparação aos homens (47%). Em relação à partilha de conteúdos, 34% reconhece enviar os resultados das pesquisas à sua cara-metade, enquanto 16% afirma pertencer a um ou mais grupos de chat onde partilha este tipo de conteúdos.

O consumo de imobiliário de luxo por parte dos utilizadores é claramente intensivo, visto que apenas 6% dos inquiridos consome uma vez ao mês. A maioria (93%) reconhece fazê-lo pelo menos uma vez por semana e dentro desta existe uma comunidade de 'heavy users': 23% assume que visualiza estes conteúdos uma vez ao dia e 16% confessa que o faz várias vezes por dia. 

A maioria dos portugueses que consomem não tem um tipo de imóvel preferido. Ainda assim, 26% reconhece a sua preferência por moradias localizadas junto à praia, seguido por mansões com piscina (21%), casas de campo com grandes terrenos (19%) e 'penthouses' urbanas (15%).

Também revelaram as suas preferências pelos diferentes espaços da casa, sendo a sala de estar (62%) uma das preferidas dos inquiridos. A segunda zona da casa que desperta mais interesse é a cozinha (61%), seguida pelo jardim (56%), casa de banho (41%) e piscina (34%).

O distrito de Lisboa concentra a maioria das pesquisas de habitação de luxo por lazer, cerca de 28% dos inquiridos. Seguido pelos distritos do Porto (22%), Faro (13%) e Setúbal (11%). Em sentido contrário, Braga, Santarém e Viana do Castelo despertaram pouco interesse pelo imobiliário de luxo. Os dados revelam ainda que os habitantes de cada distrito têm uma preferência clara por procurar no mesmo distrito de residência.