CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Projecto da Câmara de Lisboa para uma Baixa sem carros entra hoje em discussão pública

13 de fevereiro de 2020

Inicia-se hoje, o período de discussão pública da Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa-Chiado. A primeira sessão pública, decorre na Junta da Freguesia da Misericórdia, pelas 18 horas e às 21 horas na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Os dois eventos contam com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

De recordar que a Zona de Emissões Reduzidas (ZER) Avenida Baixa-Chiado vai renovar o espaço público, restringindo o acesso e a circulação rodoviária no centro histórico. 

Segundo a autarquia, as alterações resultam do compromisso de redução de 60% nas emissões de CO2 até 2030, e neutralidade carbónica até 2050.

O eixo da Avenida Baixa-Chiado, é na opinião de Fernando Medina, presidente da CML, a área da cidade com maior cobertura de transportes públicos: 2 linhas de comboio, 2 linhas de metro, 2 estações fluviais, 15 carreiras da Carris, 10 praças de táxi e mais de 5.000 lugares em parques de estacionamento.

Com as alterações, já a partir de Junho, vão entrar na zona menos 40.000 carros, o equivalente a menos 60.000 toneladas de CO2 por ano.

Conheça melhor o ZER AQUI