CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Primeiro promotor indiano a apostar em Portugal vai investir 150 milhões

3 de dezembro de 2020

É um dos grandes promotores imobiliários de Mombai (Bombaim), na Índia, e viu em Portugal uma grande oportunidade de investimento. O Sugee Group já investiu 6.5 milhões de euros em dois projectos em desenvolvimento e prevê mais 150 milhões em novos empreendimentos. 

Quando chegou a Portugal em Março de 2019, vinha para analisar o mercado e ponderar as suas potencialidades mas, no final do ano, já estava a arrancar com dois projectos em Lisboa: a reabilitação de um edifício do séc. XIX no Príncpe Real — o “Royal 20”, um empreendimento de nove fracções T1, claramente vocacionado para a captação de investidores “Visto Gold” —; e a construir, de raíz, o ‘Alcântara Vista’, um projecto residencial “familiar” já mais talhado para o mercado nacional. O primeiro está em desenvolvimento e o final da obra previsto para Fevereiro de 2021. O segundo projecto iniciará a construção no início de 2021.

Para os responsáveis do grupo Sugee, a entrada no continente europeu através de Portugal foi ponderada. Lisboa foi encarada como “um dos mercados imobiliários mais promissores de toda a Europa, tal como o referem as recentes tendências e projecções de especialistas”. O crescimento da indústria do turismo e políticas para atrair investidores estrangeiros estimularam novas actividades de desenvolvimento e apoiaram os aumentos de preços.

O grupo indiano ponderou estes dados, assim como constatou “a falta de stock de frações residencias, o que está a impulsionar o sector de investimento com yelds residenciais brutos de cerca de 6% no centro da cidade e 8% na sua periferia”. Os responsáveis do grupo foram também sensíveis ao facto de Lisboa “estar emergindo como um novo centro de tecnologia, uma capital da Europa Ocidental cada vez mais conhecida como um dinâmico centro cultural e de negócios; oferecendo para os seus residentes uma elevada qualidade de vida com um clima apelativo e um baixo custo de vida, em comparação com outras grandes cidades”  — referem.

Brexit vem reforçar o interesse em Portugal

Na ponderação, pesou a maturidade e oportunidades do mercado imobiliário nacional mas, também, as consequências inevitáveis do ‘Brexit, com a saída eminente do Reino Unido da União Europeia. Tradicionalmente a Grã-Bretanha, tem sido o destino preferencial dos investimentos indianos na Europa.

A opinião dos responsáveis do Sugee Group, a ideia é clara: “Viemos para ficar. Temos dois projectos em franco desenvolvimento e um deles já em comercialização, e estamos a estudar novas oportunidades de investimento em Lisboa e no resto do país”.

Apostando no desenvolvimento de projectos de requalificação imobiliária de alto padrão, o Sugee Group pretende expandir a sua actividade a todo o território nacional através da sua subsidiária “The Strokes & Ground”. Com sede em Lisboa,  a empresa está focada na construção e promoção de imóveis residenciais e comerciais e gestão de activos imobiliários através da venda, compra, arrendamento e aquisição.

“Identificámos várias cidades estratégicas com potencial para bons retornos sobre o investimento imobiliário e esperamos desenvolver cerca de 50 mil metros quadrados de promoção nos próximos anos, podendo alguns desses projetos destinar-se ao mercado de arrendamento de média/longa duração para a classe média portuguesa” - garantem os responsáveis do Sugee Group.