CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Política habitacional de Matosinhos disponibiliza casa para 11 mil pessoas

25 de junho de 2021

A MatosinhosHabit apresenta uma gestão actual de 4.321 habitações, distribuídas por 51 conjuntos habitacionais  corresponde a cerca de 11.000 residentes, revela Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.

No seguimento da conferência internacional “Dinâmicas e Desafios da Habitação”, que contou com a intervenção de diversos especialistas, o tema da Habitação esteve em destaque em diversos quadrantes. Programas, estratégias, investimentos, gestão, sustentabilidade e novos projectos foram algumas das temáticas em evidência, num evento onde a MatosinhosHabit deu a conhecer a sua política de gestão habitacional e de que forma a mesma tem contribuído para a qualidade de vida da população local.

Priorizando a habitação no concelho, a MatosinhosHabit, cada vez mais atenta ao futuro e tendo também em conta o quadro pandémico, "tem vindo a desenvolver medidas que façam face à crescente necessidade de respostas de habitação a preços ajustados à capacidade económico-financeira das famílias, assim como continuamos a trabalhar de maneira a reforçar e a corporizar a Estratégia Local da Habitação de Matosinhos, um instrumento decisivo para o futuro do município", admite Tiago Maia.

 Com um investimento estimado em 80 milhões de euros, este novo instrumento de política pública habitacional tem-se revelado essencial no concelho "já que vai de encontro aquilo que é a estratégia que pretendemos para todo o território do concelho e as suas especificidades, nomeadamente em termos de intervenção municipal no domínio da habitação, no espaço destinado à reabilitação, autopromoção, construção ou aquisição de habitação", refere o responsável.

Apostando cada vez mais em diversas áreas do sector habitacional, o município de Matosinhos dispõe actualmente de uma cobertura amplificada de programas habitacionais para todas as classes sociais que enfrentam maiores vulnerabilidades no acesso à habitação, conforme sublinha o administrador da MatosinhosHabit: "Matosinhos está hoje a concretizar um investimento ímpar na habitação, encontrando-se na linha da frente de um ambicioso plano de reabilitação do parque habitacional público, que conferirá mais e melhores habitações, num investimento total, nos últimos três anos, de 16 milhões de euros. Por outro lado, importa também referir que todo este trabalho só tem sido possível com o 'braço armado' da MatosinhosHabit que tem produzido no cômputo da sua gestão atual 4.321 habitações, distribuídas por 51 conjuntos habitacionais o que corresponde a cerca de 11.000 residentes". 

A satisfação das necessidades das populações, Tiago Maia conclui que esta "será tanto maior quanto maior for a articulação entre os diferentes agentes, públicos e privados, sendo certo de que não resolveremos sozinhos aquela que é cada vez mais uma questão nacional. Não é difícil de prever, portanto, a importância que a política de habitação terá na definição das políticas públicas do futuro".