CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

O que é uma Aldeia Histórica de Portugal? Cidadãos vão ajudar a definir

25 de fevereiro de 2020

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) iniciou um trabalho de levantamento e caracterização das 12 aldeias da rede e que tem como objectivo definir o que é uma Aldeia Histórica de Portugal.

Um eixo central desta acção visa colocar os cidadãos e os agentes económicos das Aldeias Históricas a debater sobre o futuro do que pretendem que seja a sua Aldeia e a rede. Assim, durante este mês, uma equipa de técnicos ao serviço da AHP-ADT está a visitar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, para fazer este levantamento e recolher contributos. O objectivo é receber da população e dos agentes económicos das Aldeias Históricas o seu conhecimento sobre a transformação urbana verificada, a sua percepção sobre o que distingue e torna a sua Aldeia única, as preocupações e anseios em relação ao seu desenvolvimento, e as suas propostas do que poderia ser feito para preservar, valorizar e melhorar a qualidade de vida na Aldeia.

Após o levantamento junto das comunidades, a acção irá elaborar um trabalho desenvolvido ao longo de 24 meses. De acordo com a AHP-ADT, os resultados a ser alcançados assumem grande importância para a salvaguarda da rede das Aldeias Históricas de Portugal, assim como para determinar futuras iniciativas e estratégias.

A associação indica que a acção constitui a base para a valorização do destino Aldeias Históricas de Portugal, nomeadamente pela via da reclassificação das Aldeias para Sítio/Monumento Nacional, que se espera concretizar até final de 2021, bem como a consolidação do processo de certificação “Biosphere Responsible Tourism” e de outras certificações que reforçam o alinhamento da rede em matéria de sustentabilidade e na verificação de requisitos de classificação UNESCO.