CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Novos registos de Alojamento Local atingem valores mínimos de 2014

26 de maio de 2020

Apenas 189 novas unidades foram abertas ao longo do mês de Abril, o pior resultado dos últimos 64 meses, só recuando a Setembro de 2014 para se encontrar uma dinâmica tão baixa.

De acordo com o relatório mensal de Maio da consultora Imovendo, foram registadas apenas 189 unidades em Abril, contra as 1750 de há um ano.

"Esta é apenas uma evidência da falta de confiança que os investidores actualmente sentem e que revela também que as expectativas futuras para o Turismo, em geral, e para o AL em particular, são longe de animadoras, mesmo com os programas que algumas câmaras municipais já anunciaram, como é lo caso de Porto e Lisboa", afirma Manuel Braga, CEO da Imovendo.  

"Quem apostou no AL procura agora alternativas, como a venda de activos ou a sua colocação no mercado de arrendamento de longa duração. Quem dele dependia para escoar produto reabilitado, vê-se com activos desvalorizados e com menor procura. Quem nele pensava apostar, retrai-se agora, fruto da elevada incerteza e risco que enquadra o sector", explica aquele responsável. 

 "É provável que, à medida que o desconfinamento ocorra, a confiança regresse, mas a amplitude da queda de confiança dos profissionais no futuro próximo obriga a que se reflicta sobre as melhores estratégias para acelerar a recuperação e a confiança dos consumidores", conclui Manuel Braga.