CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mota-Engil celebra maior contrato de sempre no montante de 1.500 milhões de euros

11 de janeiro de 2021

O maior contrato de sempre celebrado pelo Grupo Mota-Engil, no montante de cerca de 1.500 milhões de euros, aconteceu com o Ministério dos Transportes da Nigéria, para a construção e financiamento de uma infraestrutura ferroviária. 

Trata-se de um projeto, que inclui a construção, bem como o financiamento (EPC-F) da linha férrea com cerca de 284 km + 94 km, “Kano-Danbatta-Kazaure-Daura-MashiKatsina-Jibiya-Maradi (Niger Republic) with a branch line to Dutse”. Durante os próximos meses, a Mota-Engil irá, conjuntamente com o Governo da Nigéria e as entidades financiadoras, trabalhar na conclusão do ESIA (Environmental and Social Impact Assessment), nas necessárias expropriações, na mobilização inicial e na elaboração do projecto, com vista à sua conclusão e à aprovação final do financiamento por parte do Governo da Nigéria. Aquele financiamento tem vindo a ser estruturado e negociado pelo KFW-IPEX BANK, Africa Finance Corporation e pelo Credit Suisse, como Financial Advisors da MOTA-ENGIL e Mandated Lead Arrangers para a transação, contará com o apoio de diversas ECA (Export Credit Agencies) internacionais e será tomado pela República da Nigéria.

Em comunicado, o grupo revela que terminada aquela fase, arrancarão os trabalhos efectivos de construção da infraestrutura ferroviária que terão uma duração de 32 meses. "Tratando-se do maior contrato de sempre do Grupo, temos vindo a exigir ao longo dos últimos três anos uma preparação e organização ímpares conducentes à mitigação dos riscos, à maximização da rentabilidade, à redução dos prazos de execução e à minimização do impacto nas comunidades locais e do seu custo para a República da Nigéria", escreve a Mota-Engil.