CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Merlin investe 150 milhões em parque logístico em Castanheira do Ribatejo

18 de maio de 2021

A espanhola Merlin Properties inaugurou hoje o parque logístico Merlin Lisboa Park, em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, um investimento de cerca de 150 milhões de euros.

Em comunicado, a sociedade gestora de imobiliário explicou que a infraestrutura “tem uma Área Bruta Locável (ABL) edificável total de 224.864 metros quadrados" e "tornar-se-á no maior parque logístico em Portugal", representando "um marco na expansão da Merlin na Península Ibérica”.

No comunicado, a empresa refere que o parque, “também conhecido como Plataforma Logística Lisboa Norte, está localizado na principal área logística de Lisboa, em Castanheira do Ribatejo (eixo Alverca-Azambuja), e tem ligações directas às autoestradas A1, A10 e A9”.

Localizado a 30 quilómetros do centro de Lisboa, o parque dispõe de uma estação ferroviária para passageiros e mercadorias à entrada, com uma ligação direta à capital portuguesa, refere a empresa, salientando que “o parque incluirá também o futuro centro logístico do grupo Jerónimo Martins, cujo desenvolvimento está previsto arrancar em breve”.

A empresa garante que a nave logística de 45.171 metros quadrados de superfície bruta locável, “foi concebida com os melhores padrões de qualidade para satisfazer as actuais exigências dos grandes operadores logísticos internacionais”. Conta “com vias de grandes dimensões, uma altura de 14,7 metros, um grande número de docas (1 por cada 500 m2), a possibilidade de operar pela parte traseira com carrinhas, estrutura e recinto em betão armado, iluminação LED, amplas áreas de manobra e um grande número de lugares de estacionamento”.

A nave terá ainda “em breve uma instalação fotovoltaica de autoconsumo”.

Segundo a Merlin , “o objetivo da empresa é posicionar-se e consolidar-se como a referência logística em Portugal e assim reforçar a sua posição de liderança na Península Ibérica”.

A Merlin possui em território espanhol 11 naves logísticas , com um total de mais de 835 mil m2 de área bruta, o maior dos quais o Barcelona Zal-Port com 468.745 de m2. O Parque que agora igaugura em Castanheira do Ribatejo é o segundo maior que a empresa detem na Península Ibérica.