CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Mercados de Olhão fazem 101 anos

4 de maio de 2019

Os Mercados Municipais de Olhão comemoraram esta quarta feira, 1 de maio, o seu 101º aniversário. A ocasião foi assinalada pela inauguração de uma exposição de 44 acrílicos do artista olhanense José Henrique Rodrigues, que ficará patente no Mercado do peixe até ao final do verão.

Os Mercados Municipais, um dos ex-libris da cidade, começaram a ser construídos em 1912, sendo inaugurados quatro anos depois. Há mais de um século que são um dos postais ilustrados de Olhão e local de visita obrigatória para turistas e residentes.

A sua construção consistiu na consolidação das edificações através de um processo conhecido por bate-estacas, ficando cada um dos edifícios apoiado em 88 estacas, ligadas entre si através de arcos de alvenaria de tijolo.

São exemplos modelares da arquitectura do ferro e do vidro, com enorme impacto urbanístico, em tijolo aparente e estrutura metálica.

De planta longitudinal, os Mercados são compostos por dois espaços rectangulares de vértices arredondados, correspondendo ao Mercado das Verduras e ao Mercado do Peixe, sendo ambos delimitados por quatro torreões circulares envidraçados.

Submetidos a profundas obras de recuperação, vieram a ser reabertos ao público em 3 de Julho de 1998.

Uma das novidades mais recentes é o seu interior, revestido com azulejos da autoria de Costa Pinheiro.