CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mercado imobiliário do Porto cada vez mais dinâmico

8 de novembro de 2019

Segundo a consultora imobiliária Savills, o mercado imobiliário do Porto regista uma dinâmica notável. Desde o início de 2019 já assessorou a colocação de algumas empresas de referência, contribuindo para a colocação de um total de 70.000 m2 na região.

Para Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal, “o mercado imobiliário do Porto regista uma notável dinâmica. Este ano assessorámos grandes operações, que trouxeram novos investidores para Portugal e para o Porto. Existem ainda muitos negócios na forja, cuja visibilidade será conferida num futuro próximo. A cidade encontra-se agora a desfrutar de uma vitalidade e dinâmica singulares, para as quais muito tem contribuído o apoio e postura construtiva dos órgãos de poder local. O volume de investimento de 2019 tem sido considerável e estamos muito orgulhosos por termos estado envolvidos em negócios que, de facto, fazem a diferença na região Norte”.

De acordo com a consultora, o Porto está a registar uma forte aposta em novas promoções imobiliárias, em todos os segmentos de mercado, incluindo os segmentos alternativos tais como as residências de estudantes (student housing) que têm captado o interesse de um leque interessante de investidores internacionais.

Em termos de promoção de novos projectos e mais especificamente no mercado de escritórios, no primeiro semestre de 2019 foram concluídos aproximadamente 31.000 m2 de espaços novos que incluem o Urbo Business Centre, Boavista Office Centre e a sede da Sonae no Maia Business Centre.

A cidade do Porto espera cerca de 10 novos projectos nos próximos anos, representando uma acréscimo superior a 150.000 m2 de espaços de escritórios, contribuindo para a capacidade de resposta do mercado face à crescente procura.

Até ao final do ano 2019 é esperada igualmente a conclusão de novos projectos como o Edifício Porto Office Park (POP) com 31.000 m2 e o Palácio dos Correios nos Aliados, igualmente reabilitado para um centro de escritórios e serviços com 16.800 m2.

O edifício Gonçalo Sampaio e o Boavista Office Centre estão também a ser alvo de novas colocações, sobretudo de empresas que desejam sediar-se na cidade invicta em áreas que variam entre os 200 e os 500m2, ambos assessorados pela Savills.

A consultora imobiliária encontra-se ainda envolvida num projecto de student housing localizado no Pólo Universitário do Porto, que irá disponibilizar uma área total de 18.000m2.

Filipe Santos, Associate Director da Divisão do Porto da Savills refere que “2019 está a ser um ano muito positivo para o mercado imobiliário no Porto. Existem cada vez mais empresas e novos projectos que estão a impulsionar uma maior actividade e vitalidade desta cidade, reflexo da mesma se ter tornado cada vez mais turística e perfeita para sediar empresas. O mercado de escritórios e o mercado de retalho foram os responsáveis pela alavancagem do imobiliário desta cidade. Contudo, seguramente que iremos ter mais novidades até ao final do ano”.