CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

MatosinhosHabit distinguida na Housing Evolutions Hub

30 de julho de 2021

A MatosinhosHabit, no âmbito da Housing Evolutions Hub, gerida pela Housing Europe - Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social, foi recentemente referenciada pelo exemplo da sua política de boas práticas.

Os projectos da MatosinhosHabit, Banco de Bens e CREW, estão em lugar de destaque na plataforma Housing Evolutions, pelo seu conceito inovador mas também por contribuírem para a promoção da sustentabilidade económica, social e local do concelho.

Para Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, "esta distinção é um reconhecimento mas também uma valorização de todo o nosso trabalho que, como são exemplos estes projetos, não se restringe 'apenas' às questões directamente ligadas com a habitação. Essa é de facto uma das nossas prioridades mas o bem-estar da população é, igualmente, outro dos nossos focos, o que também passa por proporcionarmos outras condições e apoios que vão de encontro às necessidades dos munícipes para que se viva cada vez melhor em Matosinhos".

Implementado este ano, o Banco de Bens tem como objectivo proporcionar uma melhor qualidade de vida à população local, pretendendo também promover o trabalho em rede, estimular a economia circular e fomentar a solidariedade. Trata-se de um projecto que disponibiliza às famílias e instituições mais vulneráveis do concelho equipamentos novos ou reutilizáveis e que são doados por empresas e/ou particulares.

Criado em parceria com a LIPOR, o CREW – Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos é um projeto que visa proporcionar uma nova vida a equipamentos eléctricos e eletrónicos, promovendo a recuperação dos mesmos e incentivando também a sua reciclagem. Neste âmbito, foi ainda implementado no concelho um espaço de formação e capacitação que promove a retoma de vários equipamentos que tenham potencial para serem recuperados. O principal objectivo é dar-lhes uma segunda vida dado que habitualmente são descartados após alguma anomalia.