CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 9 de maio de 2021
Actualidade
Linha Guarda – Covilhã: o combóio volta a ligar as duas cidades do interior

Linha Guarda – Covilhã: o combóio volta a ligar as duas cidades do interior

4 de maio de 2021

O ministro das Infraestruturas disse hoje que a inauguração do troço da Linha da Beira Baixa entre Guarda e Covilhã, que esteve 12 anos encerrado, é “um momento muito importante” para o país e para a região.

“É um momento muito importante para o país, para esta região. Nós já podemos novamente fazer [de comboio, a viagem] Guarda – Covilhã – Lisboa, podemos fazer Covilhã – Vilar Formoso, Covilhã - Coimbra. É a justiça que o país está a fazer a esta região", disse Pedro Nuno Santos aos jornalistas, na Guarda, antes de iniciar a viagem de comboio entre Guarda e Covilhã, integrada na inauguração do troço ferroviário que liga estas duas cidades da Beira Interior.

O troço ferroviário da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Guarda e da Covilhã, que estava fechado desde 2009, reabriu no domingo ao serviço comercial após obras de requalificação e de electrificação.

O governante referiu, ainda, que as obras de modernização da Linha da Beira Alta já começaram e que o Corredor Norte também está em obra, reconhecendo que o Governo está a “iniciar uma grande revolução na ferrovia em Portugal e isso é muito importante”.

 

Ligação segura e sustentável

“São dois momentos marcantes. O investimento na ferrovia e o investimento no interior do nosso país. E é isso que nós fazemos, juntando a ferrovia e o investimento na coesão territorial”, declarou.

Segundo Pedro Nuno Santos, o comboio é um meio de transporte “barato”, é o meio de transporte “mais limpo”, “confortável” e “de futuro”.

Segundo informação disponibilizada pela CP - Comboios de Portugal, com esta reabertura passa a existir uma "oferta integrada" dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Alta.

Para incentivar a mobilidade regional no novo percurso, o preço aplicado nas viagens entre as duas cidades "é sempre de tarifa Regional, quer os clientes viajem em Serviço Intercidades ou Regional".

O investimento total no projecto de modernização do troço foi de cerca de 77 milhões de euros. O horário indica que há seis ligações diárias em cada sentido e o percurso de 46 quilómetros ronda os 41/45 minutos.

Lusa/DI

 

PUB
TURISMO
Cerca Design House: Refúgio no coração da Serra da Gardunha reabre portas
7 de maio de 2021
ARRENDAMENTO
Arrendamento em Portugal no radar dos investidores. Próximos anos serão de crescimento
7 de maio de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Generali muito activa no mercado imobiliário europeu
7 de maio de 2021
PUB